Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Doenças Respiratórias

Toda criança nascida em território nacional tem o direito ao Teste de Triagem Neonatal (Teste so Pezinho). O momento para a coleta não deve ser inferior a 48 horas de amamentação e superior a 30 dias, sendo o ideal entre o 3º e o 7º dia de vida. O Programa Nacional de Triagem Neonatal prevê o diagnóstico das seguintes doenças:

A
Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias e Fibrose Cística.
B
Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Toxoplasmose e SIDA.
C
Fenilcetonúria, Falcemia, Deficiência de 17- OH progesterona e Toxoplasmose.
D
Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias; SIDA e Deficiência de 17- OH progesterona.
E
Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Cromossomopatias e Fibrose Cística.
Qual, dos agentes abaixo, é uma droga antiepiléptica de largo espectro, considerada como uma escolha razoável para o início do tratamento da maioria dos adultos?
Uma criança de 2 anos de idade é levada a você porque se recusa a usar o braço direito. Há dor ao toque e ela não segura objetos com a mão esquerda. Negam trauma, mas recentemente a mãe puxou o seu braço quando ela se recusou a subir as escadas. A conduta a ser tomada no caso relatado na questão é:
Uma paciente de 10 anos tem febre de 39?C e dor de garganta. Após um dia de evolução apresentou exantema micropapular em tronco, que posteriormente se estendeu aos membros. Há palidez perioral e lesões petequiais nas dobras dos cotovelos. O hemograma mostra 12.800 leucócitos, com neutrofilia e desvio para a esquerda. Após 7 dias, o exantema cedeu e surgiu descamação cutânea. O agente etiológico mais provável é:
A Hanseníase é um problema de Saúde Pública em nosso país, considerado como um dos problemas prioritários para intervenção pelo Pacto pela Vida, que estabeleceu como meta o patamar de eliminação como problema de Saúde Pública, ou seja, menos de 1 caso por 10.000 habitantes em todos os municípios considerados prioritários até 2006. Um desses municípios, com 1.000.000 de habitantes, havia registrado, em janeiro do mesmo ano, 2.000 casos da doença em tratamento. Ao longo do ano, 500 casos novos foram identificados e 300 tiveram alta por cura. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar