Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Doenças Respiratórias

Toda criança nascida em território nacional tem o direito ao Teste de Triagem Neonatal (Teste so Pezinho). O momento para a coleta não deve ser inferior a 48 horas de amamentação e superior a 30 dias, sendo o ideal entre o 3º e o 7º dia de vida. O Programa Nacional de Triagem Neonatal prevê o diagnóstico das seguintes doenças:

A
Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias e Fibrose Cística.
B
Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Toxoplasmose e SIDA.
C
Fenilcetonúria, Falcemia, Deficiência de 17- OH progesterona e Toxoplasmose.
D
Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias; SIDA e Deficiência de 17- OH progesterona.
E
Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Cromossomopatias e Fibrose Cística.
Lesões de bexiga extraperitoneais causadas por traumatismos abdominais fechados de bacia, sem outras lesões abdominais associadas, são idealmente tratadas:
Homem, 38 anos, pedreiro, procura UBS por primeiro episódio de dor lombar irradiada para região sacra há 48 horas. Apresenta contratura da musculatura paravertebral lombar, com força e reflexos normais. Qual é a conduta correta?
Sexo feminino, 18 anos, há 10 dias com dor anal às evacuações, que persiste por minutos a horas após a evacuação, sangramento vivo pelo ânus em pequena quantidade às evacuações. Refere ter aparecido tumoração no ânus neste período e que o quadro se iniciou após evacuação de fezes duras. A paciente colabora pouco com o exame físico, está muito ansiosa e com medo de que o exame exarcebe a dor, mas observa-se um plicoma na linha média posterior e acima deste uma lesão ulcerada longitudinal. É correto afirmar que:
A categoria C5 da classificação CEAP sobre insuficiência venosa crônica significa:
Compartilhar