Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Reumatologia

Todas as alteranativas abaixo mostram vantagens do uso da heparina de baixo peso molecular (HBPM) sobre a heparina padrão fracionada (HNF) na profilaxia do tromboembolismo venoso, EXCETO:

A
Única aplicação diária.
B
Menor incidência de osteoporose e trombocitopenia.
C
Monitorização laboratorial rigorosa pelo maior risco de hemorragia.
D
Menor taxa de ligação às proteínas plasmáticas e consequentemente melhor biodisponibilidade.
Paciente alcoolista crônico desenvolveu quadro de vômitos, sudorese e desidratação. Após o diagnóstico de pancreatite aguda, desenvolveu confusão e taquipneia. Qual dos sintomas tem maior especificidade para o diagnóstico de abstinência alcoólica?
Assinale a alternativa correta em relação aos reflexos primitivos e ao desenvolvimento motor nomal esperados para uma criança.
Adolescente de 14 anos, obeso, sem outras comorbidades, apresenta queixa de dor em virilha e face medial de joelho esquerdo há uma semana, porém não se recorda de trauma que justifique a dor. Ao exame, não se observam edema nem outros sinais flogísticos, apenas restrição da rotação interna e abdução do quadril esquerdo e marcha claudicante. Ao RAIO X de quadril observa-se alteração da linha de Klein à E. A principal hipótese diagnóstica é:
Um menino de 09 meses é levado pela mãe à consulta mensal. Ele está no percentil 90 para peso e altura. Quanto ao desenvolvimento, já se senta com apoio, mas ainda não engatinha. Durante a consulta, a mãe nega outras alterações e mostra que o bebê bate palminhas. No exame físico percebe-se que uma hérnia umbilical detectada em consultas anteriores persiste. Em relação a este caso, assinale a alternativa que apresenta a conduta CORRETA.
Compartilhar