Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Reumatologia

Todas as alteranativas abaixo mostram vantagens do uso da heparina de baixo peso molecular (HBPM) sobre a heparina padrão fracionada (HNF) na profilaxia do tromboembolismo venoso, EXCETO:

A
Única aplicação diária.
B
Menor incidência de osteoporose e trombocitopenia.
C
Monitorização laboratorial rigorosa pelo maior risco de hemorragia.
D
Menor taxa de ligação às proteínas plasmáticas e consequentemente melhor biodisponibilidade.
Paciente sexo masculino, 10 anos de idade, procedente da zona rural. Apresenta queixa de febre, cefaleia e dor abdominal. Na história, destaca-se a ocorrência de um abscesso em couro cabeludo, há 30 dias, associado a febre. Após a ocorrência do fato, o paciente desenvolveu um quadro de persistência da febre e dor importante em HCD. O estado geral piorou, com leucocitose: 20000 com predomínio de polimorfonucleares (bastões: 10%, segmentados: 50%, linfócitos: 25%, eosinófilos: 15%) HT: 36, Hb: 11,6, TGO: 33,5, TGP: 34,7. O estudo, por imagem, de abdome mostrou fígado com dimensões limítrofes, múltiplas hipodensidades, em lobo direito, a maior delas em situação subcapsular, medindo 3,0 cm, em seu maior diâmetro. O diagnóstico mais provável, para o quadro descrito é:
Um paciente desenvolvendo um quadro de celulite de membros inferiores causada por Staphylococcus aureus adquirido na comunidade. O antibiótico de escolha para tratamento hospitalar visto o paciente não apresentar comorbidades ou alergias é:
Leia o caso abaixo para responder a questão a seguir. Não se espera que, em uma situação de emergência, seja feita uma anamnese e avaliação clínica pormenorizada. Todavia, um grave (e grosseiro) erro é não levar em consideração as queixas somáticas de um paciente psiquiátrico por prejulgar que ele não tem condições mentais de dizer o que, de fato, clinicamente, lhe ocorre. Diversas doenças clínicas podem se manifestar com alterações de comportamento ou no curso de uma doença mental. O vice-versa também é verdadeiro, ou seja, doenças mentais podem levar a problemas clínicos, p.ex.: um paciente psicótico que engole cacos de vidro e tem um sangramento digestivo. Tendo em vista esta mesma ideia, da relação entre enfermidades mentais e sinais e sintomas clínicos, a melhor relação entre as 2 colunas abaixo é? Coluna 1: 1- Paciente com alterações de ECG e eletrólitos e 25% (ou mais) abaixo do peso esperado. 2- Desconfiança, agitação, ansiedade, taquicardia, hipertensão ... infarto agudo do miocárdio. 3- Ereção peniana persistente seguida de dor. 4- Paciente psiquiátrico com hipertermia; rigidez muscular; instabilidade autônoma; sintomas parkinsonianos; estupor catatônico; sinais neurológicos; 10 a 30% de fatalidade; creatinina fosfolipase elevada. Coluna 2: A- Intoxicação por cocaína. B- Priapismo. Efeito adverso de algumas medicações psiquiátricas, em especial o antidepressivo Trazodona. C- Síndrome neuroléptica maligna. D- Pânico homossexual. E- Síndrome de Don Juan. F- Anorexia nervosa. G- Sintomas histéricos. Assinale a alternativa que indica a relação correta.
Uma criança de quatro meses apresenta a seguinte avaliação em relação à pesquisa dos marcos do desenvolvimento para a sua faixa etária (dos 4 aos 6 meses). Marcos presentes: busca ativa de objetos, já leva objetos à boca e localiza o som. Marco ausente: Não muda de posição ativamente (rola). Os marcos de desenvolvimento das faixas etárias anteriores estão todos presentes. De acordo com essa avaliação, qual a impressão diagnóstica CORRETA e a respectiva conduta recomendada na Caderneta de Saúde da Criança?
Compartilhar