Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Todas as alternativas abaixo fazem parte da lista de preocupações no manejo clínico do AVC isquêmico na sua fase aguda. Exceto:

A
Controle da glicemia buscando manter seu valor acima de 80 e abaixo de 180 mg/dl.
B
Iniciar AAS de 200 a 500 mg/dia nas primeiras 48 horas pós ictus.
C
Controle da pressão arterial buscando atingir os mesmos valores que seriam normais para o paciente antes do ictus.
D
Medidas de profilaxia de infecção (por exemplo broncoaspiração) e preocupação com a temperatura (por exemplo manejo precoce da hipertermia / febre se ocorrer).
E
Fisioterapia motora
De acordo com a classificação de NYHUS para as hérnias da virilha, as que apresentam defeito na parede posterior do canal inguinal devem ser classificadas como pertencendo ao tipo:
São efeitos hematológicos da esplenectomia:
Escolar, 10 anos, relata febre e dores no joelho esquerdo há dois dias, com limitação da movimentação. Acrescenta que outras articulações também têm sido acometidas de forma assimétrica, como punhos e tornozelos. Ao exame, paciente hipoativo, hipocorado, taquipneico, taquicárdico (FC = 124 bpm). ACV:RCR em 2T com sopro sistólico 4+/6+ em foco mitral com irradiação para axila. AR = MVUA com estertores crepitantes em bases; abdome sem alterações. Joelho esquerdo hiperemiado, com aumento do volume articular e limitação da flexão. O diagnóstico mais provável é:
Dentre os exames complementares abaixo, aquele que deve ser realizado para o diagnóstico de doença celíaca, numa criança de 18 meses com diarreia crônica, é:
Compartilhar