Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Todas as alternativas abaixo fazem parte da lista de preocupações no manejo clínico do AVC isquêmico na sua fase aguda. Exceto:

A
Controle da glicemia buscando manter seu valor acima de 80 e abaixo de 180 mg/dl.
B
Iniciar AAS de 200 a 500 mg/dia nas primeiras 48 horas pós ictus.
C
Controle da pressão arterial buscando atingir os mesmos valores que seriam normais para o paciente antes do ictus.
D
Medidas de profilaxia de infecção (por exemplo broncoaspiração) e preocupação com a temperatura (por exemplo manejo precoce da hipertermia / febre se ocorrer).
E
Fisioterapia motora
Lactente com 3 meses de idade em aleitamento materno exclusivo, apresentando vômitos desde o nascimento com aumento da frequência e volume nos últimos 15 dias, com avidez nas mamadas. Ao exame físico apresenta sinais cutâneos de emagrecimento, confirmado nas curvas de crescimento. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Quantos pares de nervos espinhais se fixam na medula?
Em relação às nefropatias associadas às doenças sistêmicas, é CORRETO afirmar que:
Homem de 70 anos comparece ao clínico geral com queixa de dores no flanco direito há três meses, de leve a moderada intensidade e contínua, astenia e perda ponderal de 12 kg no período. Nega alteração do hábito intestinal (uma evacuação a cada dois a três dias), com fezes de consistência ressecada e com esforço evacuatório. Traz hemograma com hemoglobina = 8,6 g/dl e microcitose/hipocromia. Antecedente de nefrolitíase e episódios de pielonefrite. Exame físico com massa palpável no flanco direito. Considerando o diagnóstico mais provável, qual o exame com maior especificidade?
Compartilhar