Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Neurologia

Reumatologia

Todas as entidades abaixo relacionadas podem apresentar anticorpos antinucleares e fator reumatoide reagentes, EXCETO:

A
esclerodermia difusa.
B
lúpus eritematoso sistêmico.
C
polineuropatia aguda.
D
artrite reumatoide.
E
síndrome de Sjögren.
Paciente masculino, 10 anos de idade, pesando 32 quilos, soropositivo para HIV de transmissão vertical, apresenta diagnóstico de linfoma abdominal não Hodgkin há 1 semana. Fez quimioterapia há 4 dias. Hoje está hipoativo, hipotenso, desidratado, em anasarca, descorado e referindo dor lombar à direita de forte intensidade. Tem diurese de 8 ml/hora; ureia de 205; creatinina de 4,8; potássio de 6,1; cálcio de 8,2; ácido úrico urinário de 0,75 mg/dl; e gasometria com acidose metabólica. Acerca desse caso, qual é o diagnóstico MAIS provável?
Paciente masculino de 36 horas de vida, após gestação de 36 semanas, Apgar 8/9, antecedente de polidrâmnio, mas sem relato de eliminação de mecônio. Ele evoluiu com distensão abdominal e vômitos biliosos, e a radiografia de abdome evidencia alças intestinais dilatadas, sem nível hidroaéreo, com imagens de vidro moído. Qual é a hipótese MAIS provável?
Os tumores neuroblásticos, incluindo o neuroblastoma, o ganglioneuroblastoma e o ganglioneuroma são tumores originados das células da placa neural primitiva, que produzirá as células da medula adrenal e dos gânglios simpáticos por todo corpo. Sobre o Neuroblastoma, aponte a alternativa INCORRETA.
Cerca de 8% das pessoas nos países ocidentais têm apendicite em algum momento de suas vidas, com uma incidência máxima entre 10 e 30 anos de idade. Sobre aspectos diversos do apêndice, indique a opção CORRETA.
Compartilhar