Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Todos os fatores de risco abaixo relacionam-se com lesões ao assoalho pélvico durante o parto, EXCETO:

A
Variedade direta de posição (occiptopúbica).
B
Macrossomia fetal.
C
Uso de episiotomia mediana.
D
Período expulsivo prolongado.
E
Uso de fórcipe.
Paciente de 52 anos procura atendimento médico, pois percebeu aumento do volume cervical à direita. Ao exame físico, o achado mais significativo é que a lesão move-se à deglutição. Qual a origem mais provável dessa lesão?
Homem de 25 anos, após trauma na bolsa escrotal, identificou nódulo no testículo esquerdo. Avaliação médica evidenciou um tumor testicular seminomatoso. Qual dos seguintes NÃO é fator de risco para esta neoplasia?
Paciente de 35 anos, fumante, assintomático, é encaminhado para avaliação de lesão expansiva mediastinal detectada em exame radiológico do tórax de rotina. A tomografia computadorizada demonstra lesão arredondada de 6 centímetros de diâmetro, sólida, com limites bem definidos, situada no mediastino posterior junto à goteira paravertebral esquerda ao nível do quarto arco costal. Qual a hipótese diagnóstica mais provável no caso?
Considere-se um paciente de 28 anos com pneumonias de repetição há 3 anos e 2 episódios de hemoptise, portador de bronquiectasias saculares localizadas na pirâmide basal direita. Qual a alternativa que contém a indicação correta de tratamento cirúrgico para o referido paciente?
Compartilhar