Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Todos os fatores de risco abaixo relacionam-se com lesões ao assoalho pélvico durante o parto, EXCETO:

A
Variedade direta de posição (occiptopúbica).
B
Macrossomia fetal.
C
Uso de episiotomia mediana.
D
Período expulsivo prolongado.
E
Uso de fórcipe.
Considerando que um paciente de 54 anos de idade esteja no quinto dia pós-operatório de uma gastrectomia com reconstrução do trânsito à Billroth II na qual foram utilizados fios monofilamentares inabsorvíveis e multifilamentares absorvíveis, julgue o item. Caso o paciente em questão apresente febre, infecção de ferida operatória, pneumonia ou infecção do trato urinário devem ser consideradas no diagnóstico diferencial nessa condição clínica.
Menino de cinco anos, pardo, natural de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, tem história de infecções sinopulmonares de repetição desde o primeiro ano de vida, necessitando frequentemente de antibioticoterapia. No último ano, apresentou quatro episódios de sinusite. Tem irmão de 7 anos, com asma brônquica e infecções respiratórias de repetição. Ao exame físico, encontra-se emagrecido e hipocorado. Peso e altura, respectivamente, nos percentis 10 e 3. Exames laboratoriais mostram: Htc: 30%; Hb: 10,2%; leucócitos totais: 6100; 6% eosinófilos, neutrofilia; 36% linfócitos; lgG: 271 mg/l; lgA: 8 mg/l; lgM: 27 mg/l. A conduta terapêutica adequada para o caso é:
Rafael e Josiane são casados e vivem com os filhos Gustavo e Livia na Barra do Ceará. A família é acompanhada pela equipe de saúde da família. Ao realizar estudo de família, Dra Tânia observou que o casal apresentava dificuldade de comunicação e clima hostil, com certa dificuldade em tratar os sentimentos. A família vem passando por dificuldades financeiras importantes. Rafael trabalha como autônomo e a violência urbana o tem impedido de sair para trabalhar nos últimos dias. Apesar da dificuldade de comunicação, a divisão de poder entre o casal é equânime. Josiane cuida da casa e das crianças e Rafael busca o sustento. Apesar das dificuldades, o casal propôs fabricar e vender desinfetantes para melhorar a renda. Josiane e Rafael demonstraram o entendimento de que cada um é uma pessoa separada, que pensa e tem sofrimentos, mas, apresentaram dificuldade em demonstrar esses sentimentos um para o outro. São parâmetros da dinâmica familiar, exceto:
Paciente dá entrada na UTI com quadro de dor abdominal intensa, irradiada para o dorso e síncope. Paciente apresenta-se hipertenso, taquicardico e pálido. À palpação abdominal há massa pulsátil evidente. Frente aos sinais clínicos podemos afirmar:
Compartilhar