Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Tratamento adjuvante com corticosteroides tem sido proposto em algumas formas de tuberculose com discutível benefício na maior parte das vezes. Dentre as abaixo, a opção onde vantagens mais significativas foram descritas é:

A
Tuberculose óssea.
B
Tuberculose peritoneal.
C
Pericardite tuberculosa.
D
Tuberculose ganglionar.
E
Tuberculose pleural.
Homem de 64 anos encaminhado ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) com disúria, jato fraco e dor perineal contínua importante há quatro dias. O exame de urina tipo 1 revelou a presença de leucócitos > 100.000/campo. Proteinúria (-) e ausência de hemácias. O hemograma apresentou: Hb = 13,8 g/dl; HT = 41%; leucócitos = 13.100 mm³; neutrófilos = 77 (bastonetes 8%). O valor do PSA sérico foi de 48 ng/ml (colhido no mesmo momento da urina tipo 1). Qual a melhor conduta dentre as alternativas abaixo?
Um recém nascido que no final do primeiro mês de vida apresenta quadro clínico de insuficiência cardíaca, manifestada por taquipneia, cansaço e interrupções às mamadas, sudorese e taquicardia. Qual seria a cardiopatia congênita mais provável?
Analise o seguinte quadro médico. No seu ambulatório, dá entrada uma paciente de 72 anos, com queixa de dor abdominal tipo cólica, náuseas e vômitos. Quando do exame físico, observa-se abdome levemente distendido e doloroso à palpação, porém sem irritação peritoneal, e uma pequena massa com dois centímetros, não redutível, que é dolorosa à palpação e está abaixo da linha inguinal direita. Não há visceromegalias ou tumorações palpáveis. A hipótese diagnóstica mais provável do quadro é:
Analise as seguintes assertivas em relação à fimose: I. Dos recém-nascidos que não conseguem expor a glande ao nascimento, 50% continuarão sem conseguir expô-la com 1 ano de idade; II. O acolamento balanoprepucial sem estreitamento do orifício do prepúcio é uma situação fisiológica que se resolve espontaneamente até os 5 ou 6 anos de idade; III. A idade ideal para se realizar a cirurgia da fimose é após os 5 anos de idade. Quais estão corretas?
Compartilhar