Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Hematologia

Trombofilia é um estado adquirido ou hereditário, que altera os mecanismos normais de hemostasia, predispondo o indivíduo à ocorrência de trombose venosa ou arterial. Qual alternativa abaixo contém apenas exames que podem ser solicitados na investigação das trombofilias, na vigência da trombose ou em anticoagulação, sem sofrer interferência na acurácia dos resultados?

A
Anticoagulante lúpico e proteína C.
B
Fator V de Leiden e anticorpo antifosfolipídeo.
C
Proteína S e antitrombina III.
D
Nível do fator VIII e mutação do gene da protrombina.
E
Proteína C e fator V de Leiden.
O pulso paradoxal, dispnéia, distensão venoso jugular e bulhas cardíacas abafadas é a descrição do exame físico de: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. - CECIL Tratado de Medicina Interna Vol. I e II. 22ª edição - Editora Elsevier, 2005.
Quanto ao uso de Aspirina é CORRETO afirmar: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. - CECIL Tratado de Medicina Interna Vol. I e II. 22ª edição - Editora Elsevier, 2005.
Considere um paciente de 58 anos de idade, diabético há cinco anos, obeso, hipertenso há dois anos, com fundoscopia sem alterações e ausência de microalbuminúria. Assinale a alternativa CORRETA : Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
Ao ser chamado para assistência ao recém-nascido em sala de parto, você é informado de que a gestação é a termo, a mãe tem pré-natal completo e sem intercorrências, o trabalho de parto durou cerca de cinco horas, as membranas foram rompidas no ato e o líquido amniótico é claro e com grumos. No momento do nascimento, o período expulsivo foi prolongado e o bebê nasce em apnéia. A conduta inicial MAIS APROPRIADA será: Referência: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA - Curso de reanimação Neonatal.
Compartilhar