A TB pleural frequentemente é transmitida pela eliminação do BK através das vias aéreas do paciente doente.
B
TB pleural é a forma mais comum de tuberculose em indivíduos imunocompetentes, depois da TB pulmonar.
C
O tratamento da TB pleural com derrame pleural consiste na drenagem torácica, não sendo necessários os 6 meses de tratamento com drogas antituberculosas.
D
Indivíduos que tem contato próximo de um paciente com TB pulmonar bacilífera, mesmo apresentando RX tórax normal e assintomáticos devem ser tratados por pelo menos 2 meses com rifampicina.
E
Não devemos tratar os pacientes suspeitos de TB pulmonar quando o exame de escarro apresentar BAAR de apenas uma cruz (BAAR + = pouca quantidade de bacilos na amostra analisada), e sim, quando apresentar pelo menos duas cruzes (BAAR ++ = media quantidade de bacilos na amostra analisada).
Outras questões
Com relação às crises convulsivas febris, assinale a alternativa incorreta:
Com relação aos defeitos congênitos da parede abdominal, assinale a correta:
Sobre a epifisiólise, ou escorregamento epifisário proximal do fêmur, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) O sinal de Trethowan é visto nos raios X de frente da bacia e corresponde a uma área de esclerose semicircular no colo devido à sobreposição da imagem da epífise escorregada. ( ) O desvio do colo do fêmur ocorre para superior e anterior. ( ) O objetivo principal do tratamento é a fusão precoce da fise, impedindo o agravamento do quadro.
Ao conversar com seus pais, um adolescente de quinze anos informa que já usou crack várias vezes nas últimas semanas, sempre com amigos da vizinhança. Considerando esse caso, assinale a afirmativa INCORRETA: