Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

TUBERCULOSE. Assinale a resposta correta:

A
A TB pleural frequentemente é transmitida pela eliminação do BK através das vias aéreas do paciente doente.
B
TB pleural é a forma mais comum de tuberculose em indivíduos imunocompetentes, depois da TB pulmonar.
C
O tratamento da TB pleural com derrame pleural consiste na drenagem torácica, não sendo necessários os 6 meses de tratamento com drogas antituberculosas.
D
Indivíduos que tem contato próximo de um paciente com TB pulmonar bacilífera, mesmo apresentando RX tórax normal e assintomáticos devem ser tratados por pelo menos 2 meses com rifampicina.
E
Não devemos tratar os pacientes suspeitos de TB pulmonar quando o exame de escarro apresentar BAAR de apenas uma cruz (BAAR + = pouca quantidade de bacilos na amostra analisada), e sim, quando apresentar pelo menos duas cruzes (BAAR ++ = media quantidade de bacilos na amostra analisada).
Uma paciente de 50 anos de idade, tabagista, está no 1° dia de pós-operatório de uma nefrectomia eletiva realizada por via videolaparoscópica para tratamento de um tumor renal e apresenta febre de 38° C. A causa mais provável desta febre é:
Paciente de 70 anos chega à Emergência com queixa de dor súbita na perna direita que teve início havia 6 horas. O pé encontra-se pálido e com parestesia, porém com função motora preservada. Exame físico: Pulso femoral 3+/4+. Poplíteo, tibial anterior e tribial posterior ausentes. Das opções abaixo quais são os tecidos mais sensíveis à isquemia aguda, secundária à oclusão arterial aguda:
Homem de 19 anos com história prévia de otite média aguda recorrente apresenta-se com otorréia crônica sem otalgia. Ao exame físico, evidencia-se perfuração da membrana timpânica. Em relação a esta afecção, assinale a alternativa ERRADA:
Paciente do sexo feminino apresenta desde o nascimento fístula em região pré-auricular que tem resolução espontânea. Atualmente com 15 anos de idade, apresenta tumoração pré-tragal com pequeno orifício. O diagnóstico e a principal preocupação do cirurgião durante o tratamento definitivo do quadro clínico em questão, são, respectivamente,
Compartilhar