Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

TUBERCULOSE. Assinale a resposta correta:

A
A TB pleural frequentemente é transmitida pela eliminação do BK através das vias aéreas do paciente doente.
B
TB pleural é a forma mais comum de tuberculose em indivíduos imunocompetentes, depois da TB pulmonar.
C
O tratamento da TB pleural com derrame pleural consiste na drenagem torácica, não sendo necessários os 6 meses de tratamento com drogas antituberculosas.
D
Indivíduos que tem contato próximo de um paciente com TB pulmonar bacilífera, mesmo apresentando RX tórax normal e assintomáticos devem ser tratados por pelo menos 2 meses com rifampicina.
E
Não devemos tratar os pacientes suspeitos de TB pulmonar quando o exame de escarro apresentar BAAR de apenas uma cruz (BAAR + = pouca quantidade de bacilos na amostra analisada), e sim, quando apresentar pelo menos duas cruzes (BAAR ++ = media quantidade de bacilos na amostra analisada).
Qual nutriente, incluído nas dietas imunomoduladoras, é capaz de melhorar a função imune, estimular a secreção de hormônio do crescimento e da insulina, além de ser substrato para a síntese de óxido nítrico?
São admitidos dois pacientes no pronto socorro com hipótese de intoxicação exógena, com as seguintes características clínicas: PACIENTE I: transpiração intensa; PA = 170 X 100 mmHg; pulso = 120 bpm; agitação; ressecamento de mucosas; T = 38 °C e episódio convulsivo. PACIENTE II: alteração do estado mental; respiração superficial; pupilas mióticas; pulso = 50 bpm e PA = 100 x 50 mmHg. Das abaixos, as drogas mais prováveis, como etiologia, são, respectivamente:
Uma senhora de 28 anos, com 35 semanas de gestação, procura atendimento médico por dor anal aguda, associada a sangramento vivo. Não tem comorbidades. Está em bom estado geral. Frequência cardíaca: 86 batimentos por minuto. O exame proctológico mostra dois mamilos hemorroidários externos, às 3 e às 7 horas, com sinais de trombose. Conduta inicial:
Para a prevenção de trombose venosa profunda e TEP é recomendado:
Compartilhar