Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Turista de Tocantins veio passar as férias nas praias catarinenses. Após grande ingestão de bebida alcoólica, resolveu nadar no mar, em sua parte mais profunda. Após 3h foi encontrado e socorrido pelos guarda-vidas já sem sinais vitais. Sinal possivelmente visualizado:

A
Equimoses cervicais.
B
Edema do pavilhão auricular.
C
Fratura do osso hioide.
D
Língua saburrosa.
E
Cogumelo de espuma.
Um RN de 39 semanas nasce com apneia e não responde à aspiração aos primeiros passos de reanimação (aquecimento, secagem, posicionamento e aspiração de vias aéreas), acompanhada de cianose central e FC=40bpm. Assinale a conduta correta nessa situação.
Mulher, 24 anos de idade, estava na moto e foi atropelada por um ônibus. Foi trazida à emergência inconsciente, intubada (sonda nasotraqueal) e em ventilação assistida. FC de 140 bpm e PA de 80/40 mmHg. Após administração de 2.000 ml de solução cristaloide, não houve melhora significativa dos parâmetros hemodinâmicos. As próximas medidas para investigação e tratamento da hipotensão são:
Escolar, 7 anos de idade, há 4 dias foi atendida com quadro sugestivo de dengue. Estava febril há 24h, porém apresentou piora do quadro clínico e retorno da febre. Foi atendida no Pronto-Socorro com dor abdominal, vômitos e gengivorragia. Ao exame apresentava extremidades frias e cianóticas e PA = 50 x 30 mmHg. Foi diagnosticada síndrome de choque da dengue, sendo referida para terapia intensiva. Os dados clínicolaboratoriais que sugerem este diagnóstico são:
O resfriado comum é uma doença viral em que os sintomas de rinorreia e obstrução nasal são proeminentes. Na orientação terapêutica desta situação são considerados tratamentos INEFICAZES, EXCETO:
Compartilhar