Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um adolescente asmático relata crises de broncoespasmo que ocorrem a cada 15 dias, eventualmente despertando-o durante seu sono noturno. Prova funcional recente indica que seu VEF1 está dentro dos limites da normalidade. A melhor conduta terapêutica para o caso seria:

A
Budesonida 4 vezes ao dia.
B
Prednisona por 10 dias.
C
Albuterol nas crises.
D
Teofilina a noite.
E
Tiotrópio inalatório.
Nos pacientes com dor orofacial decorrente de bruxismo e/ou apertamento em vigília, os dois músculos da mastigação mais afetados pela mialgia são:
A terapia por pressão negativa (também conhecida como terapia com curativo a vácuo) trouxe um grande avanço no tratamento de feridas complexas. Qual dos pacientes abaixo apresenta uma contraindicação ao uso da terapia por pressão negativa?
Paciente de 20 anos, sexo masculino, assintomático, procura o médico do PSF, pois realizou exames de triagem sorológica, os quais apresentaram os seguintes resultados: Anti-HBsAg positivo; Anti-HBc IgG e IgM negativos; HBsAg negativo; VDRL reagente 1:128 e FTA-ABs reagente. Não sabe informar sobre seu passado vacinal. O diagnóstico mais provável para o caso é:
A alocação de enxerto hepático de doador falecido no Brasil é priorizada pelo escore MELD. Esse escore é calculado por uma equação logarítmica utilizando as seguintes variáveis:
Compartilhar