Um adolescente asmático relata crises de broncoespasmo que ocorrem a cada 15 dias, eventualmente despertando-o durante seu sono noturno. Prova funcional recente indica que seu VEF1 está dentro dos limites da normalidade. A melhor conduta terapêutica para o caso seria:
A
Budesonida 4 vezes ao dia.
B
Prednisona por 10 dias.
C
Albuterol nas crises.
D
Teofilina a noite.
E
Tiotrópio inalatório.
Outras questões
Você está de plantão em um pronto-socorro, para onde foi trazido um jovem de 29 anos, vítima de colisão moto-poste em alta velocidade, com capacete. O paciente se apresenta com hematoma periorbital bilateral, bastante agitado, cianótico, com rouquidão e dificuldade para se expressar. Há múltiplas lesões nos ossos da face e mandíbula, dentes quebrados e bastante sangue na cavidade oral. Foi administrado oxigênio sob máscara facial, com reservatório 12 L/min e a saturação de oxigênio é de 78%. Qual a conduta mais recomendável?
João, com 62 anos, 80 kg, foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva onde você está de plantão, em pós-operatório imediato de uma cirurgia de colectomia total. Após a primeira hora de admissão, o paciente ainda se apresenta sonolento, com pressão arterial média de 45 mmHg, frequência cardíaca de 125 bpm, pressão venosa central de 2 mmHg, tempo de enchimento capilar acima de 2 segundos e a diurese na última hora foi de 20 ml. Qual a conduta imediata mais adequada?
A ingestão de duas a três doses de uísque resulta em uma concentração sérica de álcool entre 20 e 30 mg/dl. Em indivíduos sem tolerância, assinale a opção que descreve a relação correta entre concentração sérica e sintomas.