Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um adolescente asmático relata crises de broncoespasmo que ocorrem a cada 15 dias, eventualmente despertando-o durante seu sono noturno. Prova funcional recente indica que seu VEF1 está dentro dos limites da normalidade. A melhor conduta terapêutica para o caso seria:

A
Budesonida 4 vezes ao dia.
B
Prednisona por 10 dias.
C
Albuterol nas crises.
D
Teofilina a noite.
E
Tiotrópio inalatório.
Na sala de parto, o RN que você atende apresenta, no 1º minuto, extremidades cianóticas, frequência cardíaca de 128, respiração irregular, alguma flexão de extremidades e resposta à introdução do cateter na narina com careta. Qual o Apgar de 1 minuto desse RN?
Uma menina de 4 anos está inconsciente, em apneia e sem pulso. A ressuscitação cardiopulmonar está sendo realizada. O monitor cardíaco revela fibrilação ventricular. Qual das seguintes intervenções deve ser realizada a seguir?
Paciente de 68 anos, tabagista e hipertenso, apresentou quadro de hematúria macroscópica. Após a investigação inicial, foi submetido a exame endoscópico, que demonstrou lesão vegetante na parede lateral direita da bexiga com 4 cm. Feita ressecção transuretral completa da lesão, o exame anatomopatológico revelou um tumor urotelial de alto grau com invasão da lâmina própria, mas sem comprometimento da camada muscular vesical. Biópsias aleatórias de outras regiões da bexiga foram negativas, e o restante do estadiamento não demonstrou doença extravesical. Com base no caso clínico, assinale a assertiva INCORRETA:
Denomina-se megalocórnea o diâmetro corneano horizontal no recém-nascido que ultrapasse:
Compartilhar