Questões na prática

Ortopedia

Um adolescente na fase do estirão puberal, sexo masculino, com atividade esportiva, começa a apresentar progressivamente dor abaixo da patela que vem piorando a cada dia e com melhora relativa com o repouso. Ao exame físico, apresenta uma elevação na tuberosidade tibial. Foram realizadas infiltrações com anestésicos e corticoides sem melhora. O diagnóstico provável é:

A
Condromalácia da patela.
B
Osteocondrite dissecante do joelho.
C
Moléstia de Scheuermann.
D
Moléstia de Osgood-Schlatter.
E
Doença de Sever.
Uma paciente de 45 anos de idade, com um cálculo localizado no cálice médio do rim direito, medindo cerca de um centímetro, que está assintomática. Qual dos tratamentos atuais é o mais indicado?
A obesidade constitui um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A cirurgia para a obesidade é uma das formas terapêuticas encontradas para pacientes criteriosamente selecionados. Assim, qual das opções abaixo não está em concordância com os conhecimentos atuais sobre este tema:
São complicações precoces da banda gástrica ajustável:
Idosa é despertada do sono noturno por dor lombar a direita, irradiando para cicatriz umbilical, com melhora após analgésico EV. No dia seguinte recrudescimento da dor, agora acompanhada de náuseas, vômitos e febre não aferida, com calafrios. História de hipertensão arterial e de osteoporose, fazendo uso de carbonato de cálcio e tiazídico. USG revela moderada dilatação do sistema excretor à direita, sem identificação de cálculos. Ht: 41,8%, leucócitos 7.900/mm3; plaquetas 238.000/mm3; creatinina 1,4 mg%; U: 92 mg%. Assinale o item que indica as condutas mais adequadas para o caso.
Compartilhar