Questões na prática

Ortopedia

Um adolescente na fase do estirão puberal, sexo masculino, com atividade esportiva, começa a apresentar progressivamente dor abaixo da patela que vem piorando a cada dia e com melhora relativa com o repouso. Ao exame físico, apresenta uma elevação na tuberosidade tibial. Foram realizadas infiltrações com anestésicos e corticoides sem melhora. O diagnóstico provável é:

A
Condromalácia da patela.
B
Osteocondrite dissecante do joelho.
C
Moléstia de Scheuermann.
D
Moléstia de Osgood-Schlatter.
E
Doença de Sever.
Menina, com 3 anos de idade, apresenta artrite em joelho direito há 5 meses e em tornozelo esquerdo há 3 meses. Os exames laboratoriais mostram alteração das provas de atividade inflamatória (velocidade de hemossedimentação, proteína C-reativa) e fator antinúcleo positivo. Qual o comprometimento oftalmológico esperado?
Menino, com 8 meses de idade , branco. A mãe procurou o serviço de emergência referindo que a criança estava apresentando o joelho inchado. Refere que a criança tem boa saúde e não esta fazendo uso de nenhuma medicação. Antecedentes familiares: tio-avô materno faleceu devido a sangramento após um procedimento cirúrgico. Considerando a hipótese diagnóstica mais provável, qual a herança genética envolvida?
Lactente, com 10 meses de vida, com história de febre e falta de ar há 2 dias. Internado com hipótese diagnóstica de broncopneumonia com broncoespasmo e desnutrição grave. Em relação à terapia nutricional:
A partir de 2002 a organização mundial da saúde vem recomendando uma solução que, comparada com a solução de reidratação oral tradicionalmente utilizada desde a década de 1980, apresenta:
Compartilhar