Um adolescente na fase do estirão puberal, sexo masculino, com atividade esportiva, começa a apresentar progressivamente dor abaixo da patela que vem piorando a cada dia e com melhora relativa com o repouso. Ao exame físico, apresenta uma elevação na tuberosidade tibial. Foram realizadas infiltrações com anestésicos e corticoides sem melhora. O diagnóstico provável é:
A
Condromalácia da patela.
B
Osteocondrite dissecante do joelho.
C
Moléstia de Scheuermann.
D
Moléstia de Osgood-Schlatter.
E
Doença de Sever.
Outras questões
Considere as afirmações sobre depressão e demência no idoso: I - Na depressão, o início dos sinais e dos sintomas tem data precisa, enquanto na demência isto não é tão evidente. II - Na depressão, a queixa de perda cognitiva é enfatizada; na demência, minimizada. III - Tanto na depressão quanto na demência, a perda de memória é maior para a recente do que para a remota. Quais estão corretas?
A transmissão vertical do HIV diminuiu consistentemente após a introdução da terapia antirretroviral para a gestante HIV+ e para o Recém-Nascido (RN). Quanto aos cuidados com o RN, é correto afirmar que:
Um Pediatra, ao avaliar um recém-nascido oligoidrâminio do sexo feminino na enfermaria de pediatria, observa que o teste de Ortolani foi positivo à esquerda e chama o Ortopedista de plantão para avaliação e conduta. O astuto residente do terceiro ano de Ortopedia vai avaliar o caso e, após o exame físico detalhado conversa com seu staff e afirma: I - Trata-se de uma displasia do desenvolvimento do quadril e não de uma luxação, pois o teste de Ortolani é positivo; II - O melhor exame de imagem a ser realizado no momento para confirmação do diagnóstico é a radiografia panorâmica de bacia em AP; III - Na ultrassonografia, os métodos de Graf e de Harcke avaliam o quadril de forma dinâmica e estática respectivamente; IV - Normalmente há retroversão do colo femoral. Frente a essas afirmações, qual a resposta correta?