Questões na prática

Ortopedia

Ortopedia

Um adolescente na fase do estirão puberal, sexo masculino, com atividade esportiva, começa a apresentar progressivamente dor abaixo da patela que vem piorando a cada dia e com melhora relativa com o repouso. Ao exame físico, apresenta uma elevação na tuberosidade tibial. Foram realizadas infiltrações com anestésicos e corticoides sem melhora. O diagnóstico provável é:

A
Condromalácia da patela.
B
Osteocondrite dissecante do joelho.
C
Moléstia de Scheuermann.
D
Moléstia de Osgood-Schlatter.
E
Doença de Sever.
Qual a neoplasia testicular MAIS FREQUENTE em paciente com criptorquidia?
Mulher de 35 anos, portadora de diabetes mellitus tipo 2 diagnosticado há 3 anos, veio à consulta por desejar engravidar. Relatou fazer uso de rosiglitazona e enalapril. Trouxe resultado da dosagem de hemoglobina glicosilada de 8%. Em relação às medidas necessárias para reduzir os desfechos adversos da gestação com diabetes, assinale a assertiva incorreta.
Paciente de 11 meses vem ao ambulatório de pediatria. A mãe refere seis episódios prévios de sibilância com internação hospitalar, com sintomas iniciados desde os primeiros dias de vida. Nos últimos dois meses, precisou ir 5 vezes à emergência. Mãe sem história de atopia. Ao exame físico, lactente em bom estado geral, porém com sinais de desconforto respiratório moderado. Apresenta-se abaixo do percentil 5 para peso e estatura. Com base nessas informações, qual das alternativas a seguir apresenta prováveis hipóteses diagnósticas e os respectivos exames complementares relevantes para o caso?
A principal causa de morte nas duas primeiras semanas que se seguem às operações bariátricas é:
Compartilhar