Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Um adulto jovem é admitido para investigação de dor abdominal do tipo cólica, acompanhada de hematúria macroscópica, após trauma lombar durante jogo de futebol. O exame evidencia PA: 160 x 100 mmHg; FC: 88bpm; FR: 18irpm; Tax: 36,8°C; USG realizada identifica rins aumentados de tamanho, com numerosos cistos, que também estão presentes no fígado. O laboratório mostra: Creatinina de 0,9mg%; Hematócrito de 43%. Escolha a conduta indicada para o caso:

A
Prescrever inibidor de enzima de conversão, mantendo PA < 130 x 80 mmHg.
B
Rastrear aneurisma cerebral com RNM.
C
Iniciar quinolona venosa.
D
Manter débito urinário ao redor de 1 litro nas 24 horas.
E
Lombotomia para retirada do rim traumatizado.
Paciente de 23 anos, sexo masculino, referindo entorse do joelho direito jogando futebol. Queixa-se de dor, edema e incapacidade de apoiar o pé direito no chão. Refere ter escutado um estalo na hora do entorse do joelho direito. Na punção da articulação do joelho encontramos hemartrose. Radiografias do joelho sem sinais de fratura. A principal hipótese diagnóstica é lesão do:
Paciente do sexo feminino, de 65 anos, com osteoporose pós-menopausa, estava tomando semanalmente 70 mg de alendronato há 25 meses quando após uma queda da própria altura apresentou fratura de Colles. Nesse caso:
Em relação à parada cardiorrespiratória (PCR) na criança, avalie as seguintes assertivas: I - Considerando-se a etiologia, a maioria tem como fator principal a hipoxemia. II - Ao contrário do adulto, a maioria tem a assistolia como alteração de ritmo. III - As sequelas pós-ressuscitação cardiorrespiratória podem estar relacionadas tanto ao tempo da PCR, como também à manutenção do débito cardíaco nas horas seguintes à ressuscitação. Quais estão corretas?
Sobre os transtornos de ansiedade, marque a alternativa INCORRETA.
Compartilhar