Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Um adulto jovem é admitido para investigação de dor abdominal do tipo cólica, acompanhada de hematúria macroscópica, após trauma lombar durante jogo de futebol. O exame evidencia PA: 160 x 100 mmHg; FC: 88bpm; FR: 18irpm; Tax: 36,8°C; USG realizada identifica rins aumentados de tamanho, com numerosos cistos, que também estão presentes no fígado. O laboratório mostra: Creatinina de 0,9mg%; Hematócrito de 43%. Escolha a conduta indicada para o caso:

A
Prescrever inibidor de enzima de conversão, mantendo PA < 130 x 80 mmHg.
B
Rastrear aneurisma cerebral com RNM.
C
Iniciar quinolona venosa.
D
Manter débito urinário ao redor de 1 litro nas 24 horas.
E
Lombotomia para retirada do rim traumatizado.
Paciente do sexo feminino, de 28 anos, previamente hígida, apresenta-se com quadro de dor ocular de início há seis horas no olho direito, de caráter progressivo, com escotoma e dor à movimentação lateralizada do olhar. No exame ocular, movimentos dos olhos normais, acuidade visual 20/20 bilateralmente, reflexos pupilares com reação fotomotora diminuída do olho direito. RM demonstrou duas lesões periventriculares na substância branca, sem realce de gadolínio. Considerando os achados de ressonância de crânio, o diagnóstico etiológico é:
Litíase renal é uma doença frequentemente diagnosticada em Unidades de Pronto Atendimento, com recorrência de aproximadamente 50% dos pacientes se não forem submetidos a nenhum tipo de tratamento. A dor associada a cálculo ureteral é resultado de: ( Glenn S. Gerber and Charles B. Brendler. Evaluation of urologic patient: History, Physical Examination and Urinalysis. Campbell Walsh Elsevier 2012. )
A cirurgia descrita por Sistrunk, em 1928, é realizada para o tratamento de:
Mulher 53 anos, branca, em consulta com proctologista, refere ser portadora de nefrolitíase e que em exame tomográfico recente foram constatados divertículos cólicos. Nega alterações intestinais e dor abdominal. Nega história familiar para câncer colorretal (CCR). Diante desse caso, assinale a alternativa correta:
Compartilhar