Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Um adulto jovem é admitido para investigação de dor abdominal do tipo cólica, acompanhada de hematúria macroscópica, após trauma lombar durante jogo de futebol. O exame evidencia PA: 160 x 100 mmHg; FC: 88bpm; FR: 18irpm; Tax: 36,8°C; USG realizada identifica rins aumentados de tamanho, com numerosos cistos, que também estão presentes no fígado. O laboratório mostra: Creatinina de 0,9mg%; Hematócrito de 43%. Escolha a conduta indicada para o caso:

A
Prescrever inibidor de enzima de conversão, mantendo PA < 130 x 80 mmHg.
B
Rastrear aneurisma cerebral com RNM.
C
Iniciar quinolona venosa.
D
Manter débito urinário ao redor de 1 litro nas 24 horas.
E
Lombotomia para retirada do rim traumatizado.
Em relação aos métodos contraceptivos, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação ao blues puerperal, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente com 26 anos de idade, G3A2, vem à consulta referindo tempo de amenorreia de 8 semanas, confirmado pelo exame ecográfico pélvico transvaginal, e apresentando gravidez ectópica tubária à direita, íntegra, medindo 3,5 cm de diâmetro. Níveis de Beta-hCG de 1500 mUI/ml. Após assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, é submetida a tratamento conservador com metotrexate na dose de 50 mg/m². Sobre esse diagnóstico e tratamento, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa em que todos os sintomas apresentados caracterizam a Síndrome de Hellp, uma entidade clínica que pode ocorrer na pré-eclâmpsia.
Compartilhar