Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Um adulto jovem é admitido para investigação de dor abdominal do tipo cólica, acompanhada de hematúria macroscópica, após trauma lombar durante jogo de futebol. O exame evidencia PA: 160 x 100 mmHg; FC: 88bpm; FR: 18irpm; Tax: 36,8°C; USG realizada identifica rins aumentados de tamanho, com numerosos cistos, que também estão presentes no fígado. O laboratório mostra: Creatinina de 0,9mg%; Hematócrito de 43%. Escolha a conduta indicada para o caso:

A
Prescrever inibidor de enzima de conversão, mantendo PA < 130 x 80 mmHg.
B
Rastrear aneurisma cerebral com RNM.
C
Iniciar quinolona venosa.
D
Manter débito urinário ao redor de 1 litro nas 24 horas.
E
Lombotomia para retirada do rim traumatizado.
O diagnóstico de hepatite pelo vírus D utiliza como teste confirmatório a pesquisa de anti-VHD e como teste de triagem a pesquisa de:
Mulher de 55 anos de idade, tabagista, sem outras comorbidades, foi submetida à exame de ultrassonografia de rotina a pedido de seu ginecologista. O resultado do exame mostrou que a parte ginecológica estava normal, porém, foi encontrada dilatação aneurismática fusiforme da aorta abdominal de 6,2 cm abaixo das artérias renais e acima das artérias ilíacas. A paciente, que nega qualquer sintomatologia abdominal recente, foi encaminhada para avaliação com cirurgião vascular. Qual a conduta correta diante desse achado?
O predomínio de depósitos glomerulares de IgA em imunofluorescência de biópsia renal está associado à:
Em relação às indicações de Transporte Neonatal inter-hospitalar, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar