Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Nefrologia

Um bebê de 2 meses do sexo feminino, recém-diagnosticada com estenose pilórica é admitida na unidade de pediatria do hospital de sua comunidade para administração de fluidos intravenosos por causa de vômitos prolongados e incapacidade de manter ingestão oral adequada. Assinale a alternativa que mostra o melhor resultado da análise de eletrólitos séricos e gasometria arterial deste paciente.

A
Hipercalemia
B
Hipernatremia
C
Hipocloremia
D
Acidose metabólica
E
Acidose respiratória
Com relação ao câncer colorretal, assinale a assertiva errada:
Num paciente atendido em via pública, com fratura simples de membro inferior, trauma torácico, turgência de jugulares; queda acentuada da pressão arterial; murmúrio vesicular presente e normal bilateralmente, e abafamento de bulhas. A conduta de emergência será:
Acerca da febre reumática, julgue os itens que se seguem. I - É mais frequente em crianças com menos de três anos de idade. II - É uma poliartrite aguda, migratória de grandes articulações. III - A artrite apresenta pouca resposta aos anti-inflamatórios não-hormonais. IV - A sequela cardíaca mais comum é a insuficiência mitral. V - A coreia de Sydenham tem início precoce e apresenta sequelas importantes. Estão certos apenas os itens:
Mulher, 34 anos, em uso de ACO, apresenta dor em HD há cerca de 3 meses. Ecografia e TC de abdome demonstram lesão de 9 cm de diâmetro, subcapsular, no segmento 6, compatível com adenoma hepático. Em relação a este caso, são apresentadas as seguintes assertivas. I. As enzimas hepáticas devem estar elevadas nesta situação clínica. II. Existe possibilidade de transformação maligna e de sangramento espontâneo desta lesão. III. Em caso de ressecção completa da lesão, o uso de ACO pode ser retomado 90 dias após a cirurgia. Qual é a alternativa correta?
Compartilhar