Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Um bebê de dois meses de idade apresenta diarreia aquosa, oito episódios ao dia, com raios de sangue, e febre baixa, há 3 dias. Os pais referem que o bebê mama exclusivamente ao seio, e que recentemente (há uma semana), tomou as vacinas Tetra-HIB (difteria, coqueluche, tétano e Haemophilus influenzae tipo B), Antipólio (Sabin), e antirrotavírus. O estado do bebê é razoável, sem sinais de desidratação. Marque a alternativa correta em relação a este caso.

A
A causa mais provável da diarreia é infecção viral aguda; reações vacinais não são esperadas nas primeiras doses das vacinas administradas no segundo mês de vida
B
A causa mais provável da diarreia é reação ao vírus da pólio oral, que é um vírus vivo atenuado
C
A causa mais provável da diarreia é reação ao componente pertussis da Tetra-HIB, comumente associado à febre e sintomas gastrintestinais
D
A causa mais provável da diarreia é a reação à vacina antirrotavírus, uma apresentação com vírus vivos atenuados.
E
Devido a este evento, recomenda-se que a próxima dose das vacinas pólio e rotavírus neste bebê sejam administradas por via intramuscular (4º mês de idade)
Um menino de 09 meses é levado pela mãe à consulta mensal. Ele está no percentil 90 para peso e altura. Quanto ao desenvolvimento, já se senta com apoio, mas ainda não engatinha. Durante a consulta, a mãe nega outras alterações e mostra que o bebê bate palminhas. No exame físico percebe-se que uma hérnia umbilical detectada em consultas anteriores persiste. Em relação a este caso, assinale a alternativa que apresenta a conduta CORRETA.
Paciente, 65 anos, masculino, com quadro de lombalgia há 2 meses, com piora à movimentação. Refere que há 45 dias iniciou paraparesia e há 2 dias está com incapacidade de movimentação de membros inferiores. Você está de plantão no pronto-socorro e faz o primeiro atendimento do paciente. Escolha a conduta CORRETA:
Durante o período gestacional, a condição materna que predispõe mais o feto a cardiopatias congênitas é:
Assinale a alternativa que apresenta as células predominantes durante a fase proliferativa de uma ferida em cicatrização.
Compartilhar