Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Um bebê de dois meses de idade apresenta diarreia aquosa, oito episódios ao dia, com raios de sangue, e febre baixa, há 3 dias. Os pais referem que o bebê mama exclusivamente ao seio, e que recentemente (há uma semana), tomou as vacinas Tetra-HIB (difteria, coqueluche, tétano e Haemophilus influenzae tipo B), Antipólio (Sabin), e antirrotavírus. O estado do bebê é razoável, sem sinais de desidratação. Marque a alternativa correta em relação a este caso.

A
A causa mais provável da diarreia é infecção viral aguda; reações vacinais não são esperadas nas primeiras doses das vacinas administradas no segundo mês de vida
B
A causa mais provável da diarreia é reação ao vírus da pólio oral, que é um vírus vivo atenuado
C
A causa mais provável da diarreia é reação ao componente pertussis da Tetra-HIB, comumente associado à febre e sintomas gastrintestinais
D
A causa mais provável da diarreia é a reação à vacina antirrotavírus, uma apresentação com vírus vivos atenuados.
E
Devido a este evento, recomenda-se que a próxima dose das vacinas pólio e rotavírus neste bebê sejam administradas por via intramuscular (4º mês de idade)
Internada com pneumonia necrotizante, lactente de 10 meses apresenta atraso de desenvolvimento psicomotor e hiperreflexia generalizada. O hemograma mostrou anemia e plaquetopenia. A história patológica pregressa revela internações por pneumonia e sepse bacteriana. Considerando que a principal hipótese diagnóstica seja infecção pelo HIV, o tipo de teste necessário para confirmá-la é:
A presença de hifas no esfregaço de células vaginais indica:
Ao exame físico de uma criança de 4 meses de idade, qual dos reflexos abaixo não deve ser mais observado?
Sr. Antônio, 62 anos, com febre diária indicada há um mês e dor em primeiro pododáctilo direito. É portador de prótese metálica mitral há 15 anos e tem fibrilação atrial crônica. Faz uso de anticoagulante oral. Vinha em classe funcional II da NYHA, tendo sofrido AVE hemorrágico há 4 meses. Sinais vitais: Tax - 38°C; PA - 120/80 mmHg; FC - 100 bpm. Exame físico: bom estado geral, palidez cutânea, eupneico, exame neurológico, pulso carotídeo e pressão venosa normais. RCR 2T. Sopro holossistólico 2++/6+ em ponta; ausculta pulmonar normal, presença de eritrocianose em primeiro pododáctilo. Ecocardiograma evidencia múltiplas imagens aditivas filamentares aderidas ao anel da prótese mitral e regurgitação paraprotética grave, aumento atrial esquerdo, leve aumento do VE, com função sistólica preservada e pressão sistólica na artéria pulmonar de 58 mmHg. O procedimento adequado, além de colheita de hemoculturas é:
Compartilhar