Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Um bebê de dois meses de idade apresenta diarreia aquosa, oito episódios ao dia, com raios de sangue, e febre baixa, há 3 dias. Os pais referem que o bebê mama exclusivamente ao seio, e que recentemente (há uma semana), tomou as vacinas Tetra-HIB (difteria, coqueluche, tétano e Haemophilus influenzae tipo B), Antipólio (Sabin), e antirrotavírus. O estado do bebê é razoável, sem sinais de desidratação. Marque a alternativa correta em relação a este caso.

A
A causa mais provável da diarreia é infecção viral aguda; reações vacinais não são esperadas nas primeiras doses das vacinas administradas no segundo mês de vida
B
A causa mais provável da diarreia é reação ao vírus da pólio oral, que é um vírus vivo atenuado
C
A causa mais provável da diarreia é reação ao componente pertussis da Tetra-HIB, comumente associado à febre e sintomas gastrintestinais
D
A causa mais provável da diarreia é a reação à vacina antirrotavírus, uma apresentação com vírus vivos atenuados.
E
Devido a este evento, recomenda-se que a próxima dose das vacinas pólio e rotavírus neste bebê sejam administradas por via intramuscular (4º mês de idade)
Dentre os vírus respiratórios, qual poderá apresentar características epidêmicas?
Diversos trabalhos psicossociológicos têm mostrado que estados fisiológicos, como a dor e a fome, não são dados totalmente objetivos, mas são interpretados em função dos contextos sociais nos quais se produzem. De acordo com o texto acima é correto afirmar que: I - muitas vezes os pacientes não fazem uma interpretação correta da dor que estão sentindo; II - a cultura fornece aos indivíduos os limites para as interpretações relativas aos fenômenos corporais; III - estados fisiológicos, como a dor e a fome, são produzidos com frequência em contextos sociais mais pobres; IV - indivíduos de diferentes grupos sociais podem reagir à dor e à fome de formas distintas; V - a interpretação dos estados fisiológicos vai variar de acordo com o significado socialmente atribuído a esses fenômenos.
A ancilostomíase é uma parasitose intestinal causada por nematódeo, podendo levar nas formas graves a retardo no desenvolvimento físico e mental das crianças infectadas. Com relação a essa parasitose intestinal, julgue os itens a seguir. I - O agente etiológico é o Ascaris lumbricoides. II - Durante a migração da larva do parasito pelo pulmão, podem ocorrer hemorragia pulmonar e pneumonite. III - Complicação frequente é a anemia, que depende da intensidade da infestação. IV - O tratamento de escolha dessa parasitose é o ivermectin.
A doença de Chagas, enfermidade de caráter endêmico e com ampla distribuição no território nacional, volta a surpreender as autoridades sanitárias com a recente descoberta de casos agudos da doença. A respeito dessa doença, julgue os itens a seguir: I - A principal forma de transmissão da doença é através da corrente sanguínea, com a inoculação do parasita através da saliva do triatomíneo. II - Uma das apresentações da doença é o edema bipalpebral, conhecido como sinal de Romaña. III - Resulta da infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi. IV - A forma aguda da doença de Chagas é mais frequentemente vista em adultos na quarta década de vida. V - Nos pacientes infectados, a reação de Machado Guerreiro é positiva. A quantidade de itens certos é igual a:
Compartilhar