Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Um bebê de dois meses de idade apresenta diarreia aquosa, oito episódios ao dia, com raios de sangue, e febre baixa, há 3 dias. Os pais referem que o bebê mama exclusivamente ao seio, e que recentemente (há uma semana), tomou as vacinas Tetra-HIB (difteria, coqueluche, tétano e Haemophilus influenzae tipo B), Antipólio (Sabin), e antirrotavírus. O estado do bebê é razoável, sem sinais de desidratação. Marque a alternativa correta em relação a este caso.

A
A causa mais provável da diarreia é infecção viral aguda; reações vacinais não são esperadas nas primeiras doses das vacinas administradas no segundo mês de vida
B
A causa mais provável da diarreia é reação ao vírus da pólio oral, que é um vírus vivo atenuado
C
A causa mais provável da diarreia é reação ao componente pertussis da Tetra-HIB, comumente associado à febre e sintomas gastrintestinais
D
A causa mais provável da diarreia é a reação à vacina antirrotavírus, uma apresentação com vírus vivos atenuados.
E
Devido a este evento, recomenda-se que a próxima dose das vacinas pólio e rotavírus neste bebê sejam administradas por via intramuscular (4º mês de idade)
Em relação aos principais agentes etiológicos das pneumonias adquiridas na comunidade, de acordo com a faixa etária, é correto afirmar que:
Paciente de 8 anos com tumefação região de ângulo da mandíbula Esquerda. Realizada amilasemia com resultado de 350 U/I (normal até 100). Ao orientar os pais dessa criança, devemos saber que a complicação mais frequente neste caso é:
A passagem de sonda nasogástrica é contraindicada em politraumatizados em qual situação:
Considerando-se a temática do desenvolvimento psicomotor nos 2 primeiros anos de vida, assinale a alternativa CORRETA.
Compartilhar