Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Um bebê de três semanas do sexo feminino apresenta-se ao Pronto-Socorro com vômitos, falta de apetite e diminuição da produção de urina durante as últimas 24 horas. O bebê provém de parto vaginal a termo, sem complicações perinatais. Ao exame, a criança aparece com hipotermia e desidratado, com fontanela deprimida, preenchimento capilar retardado, taquicardia e hipotensão moderada. O médico também observa clitoromegalia leve e hiperpigmentação da área genital. Exames iniciais revelam o seguinte: Na+ 129 mEq/L, K+ 6,8 mEq/L, Cl- 88 mEq/L. Ureia e creatinina estão dentro dos limites normais. Pressão liquórica à punção lombar e radiografia de tórax são normais. Hemograma, sumário de urina e bioquímica do liquor estão pendentes. Com base nestas informações, o exame mais apropriado para confirmação do diagnóstico é:

A
teste de estímulo com hormônio adrenocorticotrófico (ACTH).
B
tomografia computadorizada axial do crânio para visualização da glândula adrenal.
C
ultrassonografia pélvica.
D
concentração sérica de 11-desoxicortisol.
E
concentração sérica de 17-hidroxiprogesterona.
Carolina tem 6 anos e foi levada por seu pai para assistir a um espetáculo infantil em comemoração ao Dia da Criança. Subitamente Carolina perde a consciência sendo prontamente encaminhada à Equipe de Emergência lotada no evento. Chega à ambulância em parada cardiorrespiratória e o pai nega doenças previamente conhecidas ou uso de medicamentos regulares. Considerando esta situação, as drogas de escolha na reanimação cardiorrespiratória cerebral de Carolina são:
Com relação à transmissão vertical da Hepatite B; crianças nascidas de mãe portadora de marcadores AntiHBc-IgG/ positivo e antiHBs-reagente, devemos adotar o seguinte esquema imunoprofilático:
Paciente com colecistite crônica deverá ser submetido à colecistectomia. Na consulta pré-anestésica, o paciente fica sabendo que o seu risco cirúrgico é classificado como ASA II, qual o significado deste risco cirúrgico?
No que se refere à hipoglicemia em diabéticos, verifique as seguintes afirmações: I - Nos pacientes com níveis glicêmicos cronicamente elevados, as manifestações de hipoglicemia ocorrem em concentrações de glicose plasmática acima de 75 mg/dL. II - No diabetes tipo 1, a secreção de glucagon, em resposta à hipoglicemia, é diminuída. III - A maior depuração da insulina na insuficiência renal é fator de risco para a hipoglicemia iatrogênica relacionada à insulina. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar