Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Um bebê de três semanas do sexo feminino apresenta-se ao Pronto-Socorro com vômitos, falta de apetite e diminuição da produção de urina durante as últimas 24 horas. O bebê provém de parto vaginal a termo, sem complicações perinatais. Ao exame, a criança aparece com hipotermia e desidratado, com fontanela deprimida, preenchimento capilar retardado, taquicardia e hipotensão moderada. O médico também observa clitoromegalia leve e hiperpigmentação da área genital. Exames iniciais revelam o seguinte: Na+ 129 mEq/L, K+ 6,8 mEq/L, Cl- 88 mEq/L. Ureia e creatinina estão dentro dos limites normais. Pressão liquórica à punção lombar e radiografia de tórax são normais. Hemograma, sumário de urina e bioquímica do liquor estão pendentes. Com base nestas informações, o exame mais apropriado para confirmação do diagnóstico é:

A
teste de estímulo com hormônio adrenocorticotrófico (ACTH).
B
tomografia computadorizada axial do crânio para visualização da glândula adrenal.
C
ultrassonografia pélvica.
D
concentração sérica de 11-desoxicortisol.
E
concentração sérica de 17-hidroxiprogesterona.
A demência tem se tornado na atualidade alvo de preocupação de diversos pesquisadores, não só por sua prevalência, mas principalmente pela observação do crescente envelhecimento populacional. Qual assertiva reúne dados corretos que merecem a consideração do clínico na abordagem à demência?
Paciente adulto que sofreu queda com a mão espalmada e apresenta-se com edema mínimo no punho, sinal da pistonagem positivo e radiografia normal é portador de:
Associar as afirmativas da coluna à esquerda às da coluna à direita: I - Kwashiorkor. II - Classificação de Waterlow. III- Crescimento comprometido de duração prolongada. IV - crescimento ponderal mais comprometido. V - marasmo. (a) índice altura/idade. (b) índice peso/altura. (c) fácies senil, hipotonia, e hipotermia. (d) prioridades de intervenção. (e) edema, hepatomegalia e hipocalemia. A associação correta é:
Na abordagem a uma paciente com úlcera/exsulceração/pápula ulcerada, a conduta mais apropriada é:
Compartilhar