Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Um bebê de três semanas do sexo feminino apresenta-se ao Pronto-Socorro com vômitos, falta de apetite e diminuição da produção de urina durante as últimas 24 horas. O bebê provém de parto vaginal a termo, sem complicações perinatais. Ao exame, a criança aparece com hipotermia e desidratado, com fontanela deprimida, preenchimento capilar retardado, taquicardia e hipotensão moderada. O médico também observa clitoromegalia leve e hiperpigmentação da área genital. Exames iniciais revelam o seguinte: Na+ 129 mEq/L, K+ 6,8 mEq/L, Cl- 88 mEq/L. Ureia e creatinina estão dentro dos limites normais. Pressão liquórica à punção lombar e radiografia de tórax são normais. Hemograma, sumário de urina e bioquímica do liquor estão pendentes. Com base nestas informações, o exame mais apropriado para confirmação do diagnóstico é:

A
teste de estímulo com hormônio adrenocorticotrófico (ACTH).
B
tomografia computadorizada axial do crânio para visualização da glândula adrenal.
C
ultrassonografia pélvica.
D
concentração sérica de 11-desoxicortisol.
E
concentração sérica de 17-hidroxiprogesterona.
Laura,18 anos, teve desenvolvimento normal das mamas e pêlos, mas não teve a menarca. Qual é o diagnóstico mais provável?
A respeito da cetoacidose diabética, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa que mais diferencia, nas fases iniciais, a leucemia mieloide crônica das outras síndromes mieloproliferativas.
Sobre a meta-hemoglobina e/ou meta-hemoglobinemia, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar