Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Um bebê de três semanas do sexo feminino apresenta-se ao Pronto-Socorro com vômitos, falta de apetite e diminuição da produção de urina durante as últimas 24 horas. O bebê provém de parto vaginal a termo, sem complicações perinatais. Ao exame, a criança aparece com hipotermia e desidratado, com fontanela deprimida, preenchimento capilar retardado, taquicardia e hipotensão moderada. O médico também observa clitoromegalia leve e hiperpigmentação da área genital. Exames iniciais revelam o seguinte: Na+ 129 mEq/L, K+ 6,8 mEq/L, Cl- 88 mEq/L. Ureia e creatinina estão dentro dos limites normais. Pressão liquórica à punção lombar e radiografia de tórax são normais. Hemograma, sumário de urina e bioquímica do liquor estão pendentes. Com base nestas informações, o exame mais apropriado para confirmação do diagnóstico é:

A
teste de estímulo com hormônio adrenocorticotrófico (ACTH).
B
tomografia computadorizada axial do crânio para visualização da glândula adrenal.
C
ultrassonografia pélvica.
D
concentração sérica de 11-desoxicortisol.
E
concentração sérica de 17-hidroxiprogesterona.
Um paciente de 50 anos é submetido a uma laparotomia mediana infraumbilical para a realização de uma prostatectomia radical. Não havia infecção preexistente. No primeiro dia pós-operatório, o paciente evolui para um quadro séptico, com febre elevada. No exame físico a ferida operatória apresenta-se dolorosa, abaulada, avermelhada, com pontos de necrose e crepitação subcutânea. O agente etiológico provável, neste caso é:
Sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (Lei 10.216/01), analise as alternativas abaixo:
Um conjunto de alterações físicas sugere o diagnóstico de síndrome de Down em um recém-nascido. NÃO faz parte dessas alterações:
Laura, 25 anos, chegou ao Pronto-Socorro, com a seguinte queixa: "acho que vou morrer". Afirmava que, nos últimos dois meses, apresenta súbitos episódios de medo e desconforto intenso com palpitações, tremores, dificuldades para respirar, sensação de sufocação, tontura, sensação de que vai morrer ou enlouquecer. Os episódios duram cerca de 20 minutos embora a paciente julgue que durem mais. Nega uso de drogas e abuso do álcool. Os resultados de exames físicos e laboratoriais estavam normais. O diagnóstico deste caso é de:
Compartilhar