Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Um bebê de três semanas do sexo feminino apresenta-se ao Pronto-Socorro com vômitos, falta de apetite e diminuição da produção de urina durante as últimas 24 horas. O bebê provém de parto vaginal a termo, sem complicações perinatais. Ao exame, a criança aparece com hipotermia e desidratado, com fontanela deprimida, preenchimento capilar retardado, taquicardia e hipotensão moderada. O médico também observa clitoromegalia leve e hiperpigmentação da área genital. Exames iniciais revelam o seguinte: Na+ 129 mEq/L, K+ 6,8 mEq/L, Cl- 88 mEq/L. Ureia e creatinina estão dentro dos limites normais. Pressão liquórica à punção lombar e radiografia de tórax são normais. Hemograma, sumário de urina e bioquímica do liquor estão pendentes. Com base nestas informações, o exame mais apropriado para confirmação do diagnóstico é:

A
teste de estímulo com hormônio adrenocorticotrófico (ACTH).
B
tomografia computadorizada axial do crânio para visualização da glândula adrenal.
C
ultrassonografia pélvica.
D
concentração sérica de 11-desoxicortisol.
E
concentração sérica de 17-hidroxiprogesterona.
A síndrome de Lynch (HNPCC) é caracterizada pela mutação nos genes:
Criança de 05 anos de idade já apresentou 05 episódios de pneumonia a partir dos 03 anos de idade; as radiografias anteriores mostram área de consolidação sempre em lobo médio. Mãe relata que a criança tem tosse seca persistente, às vezes produtiva, febril e com broncoespasmo leve. A radiografia de tórax revela a mesma imagem. Qual o provável diagnóstico, baseado nestas informações?
Criança em tratamento para leucemia linfoide aguda chega ao pronto-socorro com temperatura 37,9ºC, sem outras queixas. Exame físico normal; exames laboratoriais com os seguintes resultados: hemograma - 3000 leucócitos, 10% neutrófilos, Ht 28%, plaquetas 100.000. A conduta médica adequada para esse caso, é:
Em relação ao cisto tireoglosso, podemos afirmar:
Compartilhar