Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Um cardiologista examina um adolescente e suspeita, a partir da ausculta cardíaca, de prolapso da válvula mitral. O médico provavelmente auscultou um sopro:

A
Diastólico em decrescendo melhor audível ao longo da borda esternal esquerda.
B
Holossistólico na ponta irradiando para axial esquerda.
C
Sistólico em crescendo-decrescendo ao longo da borda esternal esquerda irradiando para carótidas.
D
Meso ou telessistólico na ponta precedido por um clique.
A literatura demonstra que a litíase urinária afeta a população em uma proporção de três homens para cada mulher na faixa etária de 20 a 50 anos de idade. Acerca da litíase renal, assinale a assertiva correta:
Parturiente admitida em maternidade com quadro de sangramento, por provável descolamento de placenta. Realizada cesárea de urgência com recém-nascido banhado em mecônio espesso, Apgar 1 e 3, reanimado em sala de parto, desenvolvendo desconforto respiratório grave, cianose, palidez e convulsões, o quadro acima descrito se deve principalmente a:
Relacione corretamente os dados maternos com as manifestações clínicas no recém-nascido e assinale a alternativa CORRETA: Doença Materna: A - Coxsackie vírus; B - Lúpus eritematoso sistêmico; C - Rubéola; D - Diabetes mellitus. Doença Neonatal: I - Miocardiopatia hipertrófica; II - Bloqueio atrioventricular total; III - Miocardite congênita; IV - Persistência do canal arterial.
Paciente de 78 anos, sexo masculino, diabético insulinodependente, refere há 2 meses abaulamento em região inguinal direta aos esforços, com redução ao repouso, com desconforto local mas sem dor. Ao exame físico, manobra de Valsalva positiva. Para o caso clínico acima exposto, é correto afirmar:
Compartilhar