Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Um cardiopata de 85 anos realiza biópsia da próstata por apresentar PSA sérico evolutivo, após intervalo de 3 meses, de, respectivamente, 5 e 7 ng/ml, obtendo diagnóstico de adenocarcinoma Gleason 2. Assinale a conduta mais adequada.

A
Orquiectomia bilateral.
B
Observação evolutiva rigorosa.
C
Prostatectomia transuretral.
D
Radioterapia + ablação androgênica.
E
Prostatectomia radical + braquiterapia.
Câncer de vesícula biliar é uma doença agressiva que incide predominantemente em pessoas idosas. São fatores de risco para essa patologia, EXCETO:
Em mais um encontro internacional, o Livestrong Global Câncer Summit, o cigarro foi identificado como o principal causador de morte no mundo a partir de 2010, ultrapassando as causas cardíacas. No organismo não há sistema que seja poupado dos males do cigarro. Outros agentes ambientais estão relacionados aos riscos de adoecimento, especialmente os diferentes tipos de câncer. Os vírus, disseminados no mundo, cada vez mais são identificados como agentes ou facilitadores no desenvolvimento de neoplasias. Não há evidências de neoplasias correlacionadas com o vírus do (da):
Homem, 42 anos, procura você para consulta por causa de dor lombar há 10 dias. Ao início era discreta, mas agravou-se e agora impede de trabalhar e andar. É pedreiro, nega trauma, febre, emagrecimento ou história médica anterior. A dor se irradia da região posterior da coxa direita até o tornozelo. A extensão do membro é muito dolorosa, mas a força de extensão do hálux é normal e, também, são normais os reflexos aquileu e patelar. Pode-se afirmar, EXCETO:
O diagnóstico mais provável associado ao aspecto radiológico de infiltrado reticulogranular (vidro moído), em recém-nascido com quadro de desconforto respiratório é:
Compartilhar