Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Um cardiopata de 85 anos realiza biópsia da próstata por apresentar PSA sérico evolutivo, após intervalo de 3 meses, de, respectivamente, 5 e 7 ng/ml, obtendo diagnóstico de adenocarcinoma Gleason 2. Assinale a conduta mais adequada.

A
Orquiectomia bilateral.
B
Observação evolutiva rigorosa.
C
Prostatectomia transuretral.
D
Radioterapia + ablação androgênica.
E
Prostatectomia radical + braquiterapia.
Criança de sete anos brincava de jogar bets (VER IMAGEM) com seus colegas em casa quando em um lance, ao passar por trás de seu companheiro que estava para rebater uma bola, sofreu um forte impacto do taco de bets em seu olho esquerdo. No momento do impacto foi levado ao hospital onde no pronto atendimento o exame físico revelou: hematoma periorbitário esquerdo com edema importante. Movimentos oculares preservados em todas as direções. Amaurose à esquerda. Reflexo pupilar lento à esquerda. O reflexo vermelho estava presente e com brilho característico em olho direito, porém não havia reflexo vermelho em olho esquerdo. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao quadro clínico em questão:
A paralisia facial periférica de Bell NÃO tem entre as suas manifestações:
Considere o seguinte caso clínico sobre derrame pleural. Homem, 50 anos, negro, fumante 60 maços-ano, com tosse crônica, perda de peso. Análise do sangue: DHL = 450mg/dl e proteínas = 4,5g/dl. Análise do líquido pleural: DHL = 275mg/dl e proteínas = 3,8/dl. Citológico diferencial predomínio de linfócitos. Adenosina deaminase = 60U.
Qual a queixa mais comum de paciente com diagnóstico de Adenocarcinoma de Próstata?
Compartilhar