Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Um casal procura o serviço de planejamento familiar, pois não desejam mais filhos. Ambos têm 30 anos, saudáveis, com 2 filhos do sexo masculino, partos cesáreos, de 11 e 7 anos. A mulher tem antecedente de câncer de mama (avó paterna) e é fumante de 2 a 3 cigarros ao dia. Qual das alternativas abaixo é correta?

A
Há contraindicação nível 4 da Organização Mundial da Saúde para contracepção hormonal combinada.
B
Após 60 dias do consentimento do casal, pode-se recorrer à esterilização cirúrgica.
C
A vasectomia pode ser realizada ambulatorialmente, respeitando-se o prazo de 30 dias para avaliação psicossocial.
D
O DIU não deve ser empregado nessa situação pelo risco elevado de perfuração uterina durante a inserção, no local da cicatriz da cesárea.
E
O uso de acetato de medroxiprogesterona intramuscular a cada 3 meses é recomendado pela baixa incidência de efeitos colaterais, como irregularidade menstrual.
Homem de 25 anos, após trauma na bolsa escrotal, identificou nódulo no testículo esquerdo. Avaliação médica evidenciou um tumor testicular seminomatoso. Qual dos seguintes NÃO é fator de risco para esta neoplasia?
Paciente de 35 anos, fumante, assintomático, é encaminhado para avaliação de lesão expansiva mediastinal detectada em exame radiológico do tórax de rotina. A tomografia computadorizada demonstra lesão arredondada de 6 centímetros de diâmetro, sólida, com limites bem definidos, situada no mediastino posterior junto à goteira paravertebral esquerda ao nível do quarto arco costal. Qual a hipótese diagnóstica mais provável no caso?
Considere-se um paciente de 28 anos com pneumonias de repetição há 3 anos e 2 episódios de hemoptise, portador de bronquiectasias saculares localizadas na pirâmide basal direita. Qual a alternativa que contém a indicação correta de tratamento cirúrgico para o referido paciente?
Paciente masculino de 25 anos, previamente hígido, apresenta-se com queixa de discreta dor torácica, à direita, de início há cerca de 12 horas. Uma radiografia do tórax demonstrou a presença de pneumotórax à direita com volume inferior a 20% do hemitórax, sem doença pulmonar subjacente. Ao exame físico, apresenta-se eupneico, normotenso (120 x 80 mmHg), com frequência cardíaca de 88 bpm em repouso e murmúrio vesicular reduzido à direita. Qual a conduta mais indicada inicialmente?
Compartilhar