Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Um casal procura o serviço de planejamento familiar, pois não desejam mais filhos. Ambos têm 30 anos, saudáveis, com 2 filhos do sexo masculino, partos cesáreos, de 11 e 7 anos. A mulher tem antecedente de câncer de mama (avó paterna) e é fumante de 2 a 3 cigarros ao dia. Qual das alternativas abaixo é correta?

A
Há contraindicação nível 4 da Organização Mundial da Saúde para contracepção hormonal combinada.
B
Após 60 dias do consentimento do casal, pode-se recorrer à esterilização cirúrgica.
C
A vasectomia pode ser realizada ambulatorialmente, respeitando-se o prazo de 30 dias para avaliação psicossocial.
D
O DIU não deve ser empregado nessa situação pelo risco elevado de perfuração uterina durante a inserção, no local da cicatriz da cesárea.
E
O uso de acetato de medroxiprogesterona intramuscular a cada 3 meses é recomendado pela baixa incidência de efeitos colaterais, como irregularidade menstrual.
Como são conhecidas as montagens eletrencefalográficas em que todos os eletrodos em G1 são conectados ao mesmo eletrodo conectado em G2?
Qual a variação de frequência do ritmo alfa internacionalmente aceita?
Paciente feminina, de 37 anos de idade, obesa, apresenta quadro de cefaleia diária, com piora matinal por 1 ano. Ela refere episódios transitórios de obscurecimento visual em ambos os olhos e queixa-se também de tinido. O exame neurológico demonstra apenas papiledema bilateral. Qual o provável diagnóstico?
Em um paciente com epilepsia do lobo temporal, a atividade epileptiforme intercrítica costuma ser máxima em qual par de eletrodos?
Compartilhar