Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Um casal procura o serviço de planejamento familiar, pois não desejam mais filhos. Ambos têm 30 anos, saudáveis, com 2 filhos do sexo masculino, partos cesáreos, de 11 e 7 anos. A mulher tem antecedente de câncer de mama (avó paterna) e é fumante de 2 a 3 cigarros ao dia. Qual das alternativas abaixo é correta?

A
Há contraindicação nível 4 da Organização Mundial da Saúde para contracepção hormonal combinada.
B
Após 60 dias do consentimento do casal, pode-se recorrer à esterilização cirúrgica.
C
A vasectomia pode ser realizada ambulatorialmente, respeitando-se o prazo de 30 dias para avaliação psicossocial.
D
O DIU não deve ser empregado nessa situação pelo risco elevado de perfuração uterina durante a inserção, no local da cicatriz da cesárea.
E
O uso de acetato de medroxiprogesterona intramuscular a cada 3 meses é recomendado pela baixa incidência de efeitos colaterais, como irregularidade menstrual.
Lactente, 2m, apresenta febre há 12 horas (2 picos medidos de 38,3ºC). Mãe nega outras queixas. Aleitamento materno exclusivo. Vacinação atualizada há 18 horas: Hepatite B, Sabin, DPT, Haemophilus influenzae tipo B e Rotavírus. Exame físico: T= 39°C, sem outras alterações. A CONDUTA É:
Um paciente, 78 anos, foi admitido na emergência do PS com quadro confusional agudo, de evolução há 4 dias, após ter desenvolvido infecção do trato urinário. Foi então realizado o diagnóstico sindrômico de Delirium. Com base nesses dados, podemos afirmar que:
Sabe-se que o paciente portador de síndrome genética tem uma incidência maior de Cardiopatia congênita. Com base nesta afirmação correlacione as colunas e indique a alternativa correspondente à resposta certa: I. Síndrome de Down. II. Síndrome de Marfan. III. Síndrome de Turner. IV. Síndrome de Noonan. ( ) Aneurisma de Aorta e Prolaspso de valva mitral; ( ) Coarctação de aorta e Comunicação interatrial; ( ) Comunicação interventricular e Defeito do septo atrioventricular; ( ) Estenose pulmonar e estenose de ramos pulmonares
Menina, de 10 anos, está na 4ª série. Os professores queixam-se que ela é distraída, inquieta e costuma faltar à escola. Ela consegue se concentrar apenas durante a primeira hora e gosta de atividades ao ar livre. Para fazer a lição de casa, leva horas, tem a ajuda da mãe, mas com frequentes conflitos. Durante a consulta médica, a menina é razoavelmente calma e focada. QI = 132. O quadro descrito é sugestivo de:
Compartilhar