Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Um casal procura o serviço de planejamento familiar, pois não desejam mais filhos. Ambos têm 30 anos, saudáveis, com 2 filhos do sexo masculino, partos cesáreos, de 11 e 7 anos. A mulher tem antecedente de câncer de mama (avó paterna) e é fumante de 2 a 3 cigarros ao dia. Qual das alternativas abaixo é correta?

A
Há contraindicação nível 4 da Organização Mundial da Saúde para contracepção hormonal combinada.
B
Após 60 dias do consentimento do casal, pode-se recorrer à esterilização cirúrgica.
C
A vasectomia pode ser realizada ambulatorialmente, respeitando-se o prazo de 30 dias para avaliação psicossocial.
D
O DIU não deve ser empregado nessa situação pelo risco elevado de perfuração uterina durante a inserção, no local da cicatriz da cesárea.
E
O uso de acetato de medroxiprogesterona intramuscular a cada 3 meses é recomendado pela baixa incidência de efeitos colaterais, como irregularidade menstrual.
Paciente portador de Linfoma não Hodgkin, de células grandes, submetido à quimioterapia, desenvolveu Síndrome de lise tumoral. No perfil bioquímico, costuma haver diminuição dos níveis séricos de :
Lactente de três meses é atendido com história de estridor inspiratório desde o nascimento. Vem apresentando piora progressiva do estridor e dificuldade de alimentação. Exame físico: afebril, dispneico com retração esternal. O diagnóstico mais provável é:
No íleo biliar, o local mais frequente de impactação do cálculo é:
Após um incêndio, um paciente de aproximadamente 80 Kg sofreu queimadura de 1º grau em toda região da cabeça, de 2º grau na parte anterior do tronco (abdome e tórax) e de 3º grau em todo membro inferior esquerdo. Calcule a superfície corpórea queimada (SCQ) e a quantidade de volume de hidratação a ser reposto no período de 16 às 24 horas pós-queimadura.
Compartilhar