Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Um casal tem um de seus 5 filhos hospitalizado com diagnóstico de meningite meningocócica. Que medida profilática deve ser obrigatoriamente tomada para que não ocorram casos secundários da doença, considerando que a criança doente tem cinco anos e os outros irmãos têm 3, 7, 13 e 14 anos?

A
Rifampicina para todos os contactantes domiciliares.
B
Ampicilina para os contactantes domiciliares com menos de 12 anos.
C
Cefalosporina de 3ª geração para os contactantes domiciliares acima de 12 anos.
D
Cefalosporina de 3ª geração para os contactantes domiciliares abaixo de 12 anos.
E
Amoxicilina para todos os contactantes domiciliares.
Menina de três anos com artrite crônica em joelho direito, recebeu o diagnóstico de artrite idiopática juvenil (ou artrite reumatoide juvenil) na forma oligoarticular. O hemograma era normal, proteína-C reativa de 0,3 g/dl (normal até 0,6 g/dl), fator reumatoide negativo e anticorpo antinuclear positivo (título > 320, com padrão homogêneo). Baseado nos dados clínicos e laboratoriais desta paciente, a principal manifestação extra-articular esperada é o acometimento:
Em relação ao PSA, afirma-se que: I. Nos adenocarcinomas de próstata de alto grau (Gleason 8-10) e variante ductal, o PSA costuma ser muito elevado; II. O PSA se eleva com a idade e com o volume prostático; III. O PSA pode ser falsamente elevado pela cistoscopia, pela cateterização ureteral e pela infecção urinária. Está/Estão CORRETA (S) a (s) afirmativa (s):
Para um paciente de 60 anos de idade, assintomático, com diagnóstico tomográfico de um cisto de 3,0 cm no maior diâmetro, classificação de Bosniak II F, parcialmente exofítico no polo inferior do rim esquerdo, a conduta mais adequada é:
Em relação às patologias gástricas, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar