Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Um casal tem um de seus 5 filhos hospitalizado com diagnóstico de meningite meningocócica. Que medida profilática deve ser obrigatoriamente tomada para que não ocorram casos secundários da doença, considerando que a criança doente tem cinco anos e os outros irmãos têm 3, 7, 13 e 14 anos?

A
Rifampicina para todos os contactantes domiciliares.
B
Ampicilina para os contactantes domiciliares com menos de 12 anos.
C
Cefalosporina de 3ª geração para os contactantes domiciliares acima de 12 anos.
D
Cefalosporina de 3ª geração para os contactantes domiciliares abaixo de 12 anos.
E
Amoxicilina para todos os contactantes domiciliares.
Recém-nascido com 33 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento de 1440g, evolui com insuficiência respiratória, imediatamente após parto cesariana por doença hipertensiva específica da gestação. Gestante recebeu betametasona 24 horas antes do parto. O neonato apresentou gemência, tiragem intercostal, taquipnéia e cianose central. Qual o provável diagnóstico da doença do neonato?
Os Mecanismos de Defesa do Ego, descritos por Anna Freud, que protegem o Ego de supostos – segundo Superego – danos, são:
A dor difusa é um sintoma muito comum na prática diária do clínico geral e do reumatologista. Muitos destes pacientes possuem fadiga severa, sono não restaurador e desordens funcionais viscerais que podem caracterizar a fibromialgia. Em relação a essa doença, assinale a alternativa correta:
Considerando que o tratamento da hiponatremia aguda é consideravelmente diferente do tratamento da hiponatremia crônica, responda: a partir de quanto tempo a hiponatremia é considerada crônica?
Compartilhar