Questões na prática

Preventiva

Um dos grandes desafios que o SUS vem enfrentando refere-se ao comprometimento de recursos orçamentários das três esferas de governo com a compra de medicamentos de última geração, não disponíveis na rede pública de saúde. Qual é o motivo para isto estar ocorrendo?

Em relação à dengue, é incorreto afirmar que a(o):
João, 58 anos, natural de Minas Gerais, hipertenso há 20 anos, chega à Emergência com dor abdominal aguda seguida por distensão e vômitos fecaloides, há 24 horas. História de cirurgia para apendicite aguda há 24 anos e doença diverticular. Exame físico: Tax 36.5°C, PA 90 X 60 mmHg, FC 108 bpm, FR 28 irpm. Exames laboratoriais iniciais hematócrito 45%, leucócitos 10.000/mm³, creatinina 1,6 mg/dl, ureia 78 mg/dl, K 4,9 mEq/I, Na 140 mEq/I. A causa mais provável do quadro abdominal agudo é:
Assistência adequada ao parto é fundamental para o bom prognóstico materno-fetal. Acerca desse assunto julgue o item que se segue. A verificação de mecônio no período expulsivo, mesmo na ausência de sinais de asfixia fetal com desaceleração tardia, é indicativo de sofrimento fetal e exige conduta intervencionista imediata.
Quais os sinais mais frequentes de meningites no período neonatal ?
Compartilhar