Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Um dos itens abaixo NÃO corresponde a sinais de alerta para possível Dengue grave. Qual?

A
Dor abdominal intensa e continua, e vômitos persistentes.
B
Pressão arterial sistólica de 90 mmHg e diastólica de 80 mmHg, e hepatomegalia dolorosa.
C
Melena, sonolência, e dispneia.
D
Diminuição da diurese, e diminuição repentina da temperatura.
E
Aumento repentino do hematócrito, e convulsão febril.
Paciente feminina, 46 anos, queixa-se de dor anal de fraca intensidade, iniciada repentinamente há três semanas depois de uma evacuação de fezes endurecidas, acompanhada de sangramento vivo. A inspeção do ânus da paciente é identificada fissura anal profunda, com bordos elevados, estendendo-se da borda anal até o canal anal superior, em quadrante lateral direito. Qual das alternativas abaixo não faz parte dos diagnósticos diferenciais deste caso:
Mulher jovem é admitida na UTI 96 horas após herniorrafia inguinal. Apresenta desconforto respiratório e hipotensão arterial, precedidos por rash difuso maculopapular e eritroderma palmoplantar. Nega morbidades ou uso prévio de medicações. Qual o diagnóstico mais provável?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico abaixo: Primigesta de 16 anos, que não realizou pré-natal, procurou a emergência com febre, calafrios, sangramento vaginal moderado e mal-estar. Relatou ter provocado aborto com a ajuda de uma amiga há 2 dias. Ao exame, apresentava taquicardia (120 bpm), ausculta cardíaca e respiratória normais, pressão arterial de 76/40 mmHg e cianose de extremidades. Ao exame ginecológico, constataram-se bolsa rota e presença de restos fetais. Imediatamente foram instituídas antibioticoterapia e reposição de volume. A eliminação dos restos placentários foi induzida com ocitocina. Seis horas após a chegada, a paciente apresentou parada cardiorrespiratória sem resposta à medicação e às manobras de ressuscitação. Trata-se de um caso de mortalidade........., que tem como causa imediata ......... e como causa básica .......... .
A principal hipótese diagnóstica para a tumoração localizada na linha média do pescoço em uma criança de 6 anos é:
Compartilhar