Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Um dos principais desafios dentro das UTIs é a prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. São estratégias que devem ser utilizadas:

A
Elevar a cabeceira da cama a 45º, interromper diariamente a sedação e aspirar as vias aéreas de maneira asséptica.
B
Não usar vasopressores, lavar as mãos antes e após examinar o doente e fazer a descontaminação seletiva do trato gastrointestinal.
C
Utilizar NPT ao invés de nutrição enteral, interromper a sedação diariamente e elevar a cabeceira da cama a 45º.
D
Aspirar a via aérea de maneira asséptica, não entubar o doente e não utilizar vasopressores.
E
Evitar entubação endotraqueal, manter hematócrito acima de 30% e elevar a cabeceira da cama a 45º.
Considerando os grandes marcos do desenvolvimento infantil, um lactente saudável de sete a nove meses de vida adquire a capacidade de:
Menino de cinco anos, pardo, natural de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, tem história de infecções sinopulmonares de repetição desde o primeiro ano de vida, necessitando frequentemente de antibioticoterapia. No último ano, apresentou quatro episódios de sinusite. Tem irmão de 7 anos, com asma brônquica e infecções respiratórias de repetição. Ao exame físico, encontra-se emagrecido e hipocorado. Peso e altura, respectivamente, nos percentis 10 e 3. Exames laboratoriais mostram: Htc: 30%; Hb: 10,2%; leucócitos totais: 6100; 6% eosinófilos, neutrofilia; 36% linfócitos; lgG: 271 mg/l; lgA: 8 mg/l; lgM: 27 mg/l. A conduta terapêutica adequada para o caso é:
Mulher de 36 anos, casada e mãe de dois filhos, com história de há cerca de 6 meses estar apresentando alteração de comportamento, isolamento familiar, longas caminhadas sem destino (foi seguida algumas vezes pelo marido), perturbação do sono e perda de peso discreta, segundo a família. Foi levada a um psiquiatra que diagnosticou transtorno depressivo e iniciou tricíclico. Foi trazida hoje por quadro de perda de consciência sem abalos musculares ou liberação de esfíncteres. Ao exame estava sonolenta, mas respondia quando questionada. Referiu estar com cefaleia intensa. Sem alteração motora focal. Sem lesão de par craniano. Marcha normal. Ausência de rigidez de nuca. PA = 180/90/FC = 45 (bradicardia sinusal). Sem outras alterações no exame físico. Sobre o caso acima, assinale a alternativa correta.
Em razão do risco de infecção do sítio cirúrgico, em qual destas cirurgias a antibioticoterapia está indicada?
Compartilhar