Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um dos principais exames para o diagnóstico da acalasia é a manometria esofágica. Qual das alterações abaixo NÃO corresponde a um critério manométrico comumente encontrado nessa situação?

A
Aperistalse do corpo esofágico
B
Pressão do esfíncter esofagiano inferior (EEI) normal ou < 15 mmHg
C
Ausência ou relaxamento parcial do EEI após a deglutição
D
Pressão intraesofágica basal maior que a intragástrica
Dentre as abaixo, assinale a anormalidade que integra a síndrome característica da narcolepsia:
Mulher com 51 anos de idade é internada devido a falta de ar, tosse e emagrecimento não quantificado, negando febre, dor torácica ou edemas. Há 7 anos mastectomia por Ca, fazendo quimio e radioterapia. Diabética e hipertensa há 12 anos usando IECA. Hipotireoidismo há 1 ano, em uso irregular de 25 mcg de Puran t4. Coração em RR de 3 tempos ( B4). V e FTV abolidos em 2/3 inferiores do hemitórax direito.PA: 110 x 70 mmHg deitada e após 3 minutos de pé; FR: 24 irpm; FC 66 bpm. Ecocardiograma com derrame pericárdico importante e leve disfunção sistólica de VE, sem outras anormalidades de monta. São hipóteses diagnósticas prováveis, EXCETO:
Na prevenção da morte súbita cardíaca pós IAM em paciente com fração de ejeção < 40%, você indicaria inicialmente:
Atualmente, existem 2 tipos de vacinas antipneumocócicas disponíveis no mercado: a vacina polissacarídica (Pneumocócica 23 - valente) e a vacina conjugada (Pneumocócica 7 - valente). Com relação à prevenção das doenças pneumocócicas, por meio de vacinas, é correto afirmar que:
Compartilhar