Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um dos principais exames para o diagnóstico da acalasia é a manometria esofágica. Qual das alterações abaixo NÃO corresponde a um critério manométrico comumente encontrado nessa situação?

A
Aperistalse do corpo esofágico
B
Pressão do esfíncter esofagiano inferior (EEI) normal ou < 15 mmHg
C
Ausência ou relaxamento parcial do EEI após a deglutição
D
Pressão intraesofágica basal maior que a intragástrica
Em relação ao íleo meconial, assinale a assertiva correta:
Paciente, 20 anos de idade, G1P0A0, dá entrada em serviço de emergência, com atraso menstrual de 15 dias, referindo dor em baixo ventre e sangramento por via vaginal há dois dias. Nega passado de DST. Ao exame, TA: 120 X 60 mmHg, PR: 70 bpm, temperatura de 36,8°C. Abdome plano, flácido e não doloroso à palpação. Ao toque, útero discretamente aumentado de volume, não doloroso. Não foram palpadas massas anexiais. Beta-HCG: 700 mUI/ml (terceiro padrão internacional). USG revela útero vazio e tumoração heterogênea de 1,5 cm, em região anexial esquerda. O próximo passo, nesse caso, deve ser:
A classificação TNM é usada para estadiamento do câncer de próstata. Tumor Primário (T : X,0,1,2,3,4); Linfonodos regionais - Nódulo (N : X,0,1); Metástase à distância – Metástase (M : X,0,1). Paciente com T2N0M1, representa:
No tratamento de Tumores Malignos da Pálpebra, analise: I. O carcinoma de célula escamosa excisão cirúrgica mais ampla do que os outros tumores.; II. O carcinoma de célula sebácea é particularmente sensível a radioterapia.; III. A taxa de recorrência é mais alta após o tratamento com crioterapia do que com radioterapia.; IV. A excisão local é o tratamento de escolha.; V. A crioterapia está baseada em temperaturas entre -10 e -20 graus centígrados. Estão corretas as alternativas :
Compartilhar