Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Neonatologia

Um dos problemas mais sérios encontrados em até 35% dos indivíduos em espinha bífida e outros distúrbios urológicos que necessitam de cateterismo vesical intermitente e de procedimentos de reconstrução do trato urinário é a alergia ao:

A
Látex.
B
Thimerosal.
C
Ácido acetilsalicílico.
D
Bicromato de potássio.
Adolescente de 13 anos, sexo masculino, nascido de parto normal. AIG a termo, Apgar 1 minuto 7, apresentou atraso na aquisição da linguagem. Atualmente frequenta o quarto ano do ensino fundamental em uma classe com 45 alunos e foi encaminhado para consulta médica pela professora por apresentar dificuldades escolares. Os pais separaram-se quando tinha dois anos. Reside com a mãe e avós maternos na periferia de uma grande cidade. A mãe trabalha o dia todo em faxina; os avos são analfabetos. O exame físico é normal. A provável causa da dificuldade escolar desse adolescente é:
Paciente masculino de 55 anos, trabalhador em marmoraria desde os 15 anos, procurou o serviço de clínica médica com queixas de dispneia que se intensificou nos últimos 6 meses, associada à dor torácica pouco responsiva ao uso de anti-inflamatórios, astenia e emagrecimento. Ao exame físico apresentou: murmúrio vesicular abolido nos 2/3 inferiores do hemitórax esquerdo. Realizou radiografia de tórax que evidenciou derrame pleural volumoso sem desvio do mediastino. O médico atendeu o paciente e solicitou toracocentese diagnóstica e a análise do líquido pleural demonstrou:
Você prescreveu fenitoína para uma criança com epilepsia. Dentre os efeitos colaterais, qual o mais frequente?
Na toxoplasmose congênita, uma dessas afirmações não é correta:
Compartilhar