Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Neonatologia

Um dos problemas mais sérios encontrados em até 35% dos indivíduos em espinha bífida e outros distúrbios urológicos que necessitam de cateterismo vesical intermitente e de procedimentos de reconstrução do trato urinário é a alergia ao:

A
Látex.
B
Thimerosal.
C
Ácido acetilsalicílico.
D
Bicromato de potássio.
Primigesta, 33 anos, chega ao pré-natal com 28 semanas de gestação, considerada a data da última menstruação. Ainda não realizou nenhum exame complementar. Na realidade, esta é a primeira vez que vai a um médico. Ao exame físico, constata-se feto único, FU: 26 cm, BCF: 144 bpm, regular, e PA: 160 x 100 mmHg. O exame destinado a fazer o diagnóstico diferencial entre Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG) e hipertensão crônica é:
O diagnóstico diferencial do herpes-zóster se faz com:
Mulher, 78 anos, portadora de fibrilação atrial crônica, não fazendo uso de anticoagulante, apresenta dor abdominal iniciada em região periumbilical, que se torna posteriormente difusa, com irritação peritonial. A principal hipótese diagnóstica é:
Considere as seguintes afirmações no que se refere às infecções causads por Haemophilus Influenzae: I. A meningite por este agente ocorre comumente em crianças menores de cinco anos de idade e em adultos com história de traumatismo craniano ou extravasamento liquórico. II. É comum a ocorrência de derrames parapneumônicos ou de empiema em pacientes com pneumonia pelo haemophilus influenzae. III. Constitui-se como a causa mais frequente de otite média em crianças de pouca idade. IV. A ampicilina é o agente de escolha para tratamento das infecções pelo haemophilus influenzae. V. Com frequência pacientes com doença pulmonar crônica conhecida apresentam traqueobronquite por este agente, caracterizada por achados radiográficos de condensação lobar, ausência de febre e piora gradual do quadro respiratório subjacente. Avalie as seguintes assertivas, selecionando a correta:
Compartilhar