Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um escolar de 10 anos, há 9 dias apresentou episódio de amigdalite com exsudato e intensa linfadenomegalia, que foi acompanhada de dor abdominal leve e febre de 38ºC por 4 dias. Hoje, 3 dias após a febre ter passado e as adenomegalias terem reduzido, ele foi andar de bicicleta, quando bateu na calçada e caiu. Logo após, apesar da queda leve, começou a apresentar dor abdominal intensa e foi levado à Emergência, onde apresentou TA = 90x40mmHg, FC - 130bpm, palidez cutânea e abdômen distendido. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?

A
Vasculite pós-infecciosa.
B
Reação vaso-vagal, pós-estreptococos.
C
Complicação de Mononucleose Infecciosa.
D
Rutura de jejuno, que pode ocorrer após processo infeccioso.
Julgue o item subsequente, relativo a anticoncepção e infertilidade conjugal. O método de amenorreia lactacional é uma opção contraceptiva pouco eficaz para as mulheres que estão em amamentação exclusiva nos primeiros seis meses. As endorfinas induzidas pela amamentação causam aumento da secreção de dopamina que pode resultar em ovulações esporádicas.
Com relação aos critérios de algumas patologias, julgue o item. Os sinais e sintomas clínicos da febre reumática surgem em média após uma a três semanas da infecção estreptocócica da orofaringe. Fazem parte dos critérios menores de Jones (modificados em 1992) febre, artralgia, provas reumáticas de fase aguda elevadas (VHS e PCR) e prolongamento do espaço P.R.
Considerando que um homem de 60 anos de idade chegue a um ambulatório com queixa de hematoquezia e tenesmo, apresentando, ainda, alteração do ritmo intestinal com mucorreia eventual, julgue o item que se segue. Caso sejam encontrados, na anuscopia, mamilos hemorroidários de terceiro grau, não haverá necessidade de realização de colonoscopia.
O fator mais importante no prognóstico de paciente submetido à biópsia excisional de melanoma maligno é
Compartilhar