Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um escolar de 7 anos, vítima de trauma abdominal fechado, apresenta-se hipotenso após receber uma expansão de 20 mL/kg de soro fisiológico. A melhor conduta nesta situação é:

A
infusão de albumina humana a 20%.
B
transfusão de concentrado de glóbulos vermelhos.
C
infusão de dopamina.
D
exploração cirúrgica da cavidade abdominal.
E
repetir a expansão com 20 mL/kg de soro fisiológico
Enquanto na maior parte dos adultos as cardiopatias têm origem isquêmica, em crianças as desordens cardíacas são em sua maioria de origem congênita. É considerada a cardiopatia congênita mais frequente na infância:
Mulher de 65 anos de idade, obesa, sem cirurgias abdominais prévias, com passado de cólica sabidamente biliar, apresenta quadro de dor abdominal timpanismo difuso. O RX simples de abdome mostra distensão de alças do intestino delgado, com ausência de ar nos cólons e presença de aerobilia. O diagnóstico provável desta paciente é:
A galactosemia é um erro inato do metabolismo da galactose e suas principais manifestações clínicas são baixo ganho ponderal, icterícia colestática, hepatomegalia, retardo mental, catarata e aumento da suscetibilidade a infecções, principalmente por E. coli. Neste erro inato do metabolismo, a conduta dietética considerada a mais adequada é:
Mulher de 55 anos aprensenta dor intensa no olho direito com diminuição da acuidade visual neste olho, acompanhada de náuseas e vômitos. Inspeção: hiperemia ocular, midríase paralítica e edema de córnea. Nessa situação a hipótese diagnóstica é:
Compartilhar