Questões na prática

Pediatria

Dermatologia

Um escolar de 7 anos apresenta há 20 dias área de 3 cm de diâmetro com descamação fina e presença de cabelos tonsurados na região parietal direita. É correto afirmar que o agente causal e a conduta terapêutica são:

A
Trichophyton rubrum e nistatina oral.
B
Microsporum canis e griseofulvina oral.
C
Malassezia furfur e derivados imidazólicos tópicos.
D
Trichophyton schönleinii e terbinafina tópica.
E
Microsporum canis e derivados imidazólicos tópicos.
Em relação à ascite é CORRETO afirmar:
Gabriel, 10 anos, chegou à emergência do IJF com uma síndrome colinérgica (miose, bradicardia, acúmulo de secreções e fibrilação muscular. Por favor, marque a opção que exibe um agente capaz de ocasionar esse tipo de intoxicação:
Hiroito, 3 anos, compareceu ao consultório de sua pediatra com quadro de febre há mais de cinco (05) dias, a qual não respondeu ao uso de antibióticos, lesões orolabiais, hiperemia conjuntival, não exsudativa, exantema eritematomaculopapular, além de trombocitose. O garoto evoluiu com aneurisma coronariano. Qual a hipótese diagnóstica MAIS PROVÁVEL?
Miguel tem 12 anos, estatura desproporcionalmente elevada, aracnodactilia e leve deslocamento do cristalino. Seu pai faleceu subitamente durante um exercício físico. Dra. Patrícia desconfiou de uma possível alteração genética no gene que codifica a fibrilina-1. Solicitou, então, um ecocardiograma que evidenciou uma dilatação da aorta ascendente com regurgitação aórtica. Em que patologia Dra. Patrícia deve ter pensado?
Compartilhar