Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Hepatologia

Um estudante do segundo grau, vacinado corretamente contra o vírus da hepatite B, cuja vacina contém em sua composição: proteína do antígeno de superfície (AgHBs) adsorvido em hidróxido de alumínio e timerosal, deve apresentar em seu soro o marcador sorológico:

A
Anti-HBs (anticorpo contra o antígeno de superfície do vírus da hepatite B).
B
Anti-HBe (anticorpo contra o antígeno e do vírus da hepatite B).
C
Anti-HBc (anticorpo do antígeno central (core) do vírus da hepatite B).
D
Ag HBc (antígeno da parte central ou core do vírus da hepatite B).
E
Ag HBe (antígeno e do vírus da hepatite B).
Baseie-se no texto a seguir para responder à questão: Um motociclista de 20 anos colide com um carro, sendo arremessado a cerca de sete metros. É feita a intubação orotraqueal no local. Na chegada ao pronto-socorro, a cânula de intubação está bem posicionada e fixada. Nota-se crepitação à palpação dos arcos costais do terço médio do hemitórax esquerdo, havendo diminuição do murmúrio vesicular em terço médio e inferior de ambos hemitórax. PA: 170 × 110 mmHg; P = 140 bpm (em membros superiores); Glasgow: 5; FAST (Focused Assessment with Sonography in Trauma): negativo. Pelve: estável. Membros inferiores sem pulsos arteriais palpáveis. Sem fraturas de extremidades. Principal achado nos exames de imagem que deve chamar a atenção para o diagnóstico suspeitado:
Paciente de 9 anos vai ao pediatra por apresentar há 4 dias vesículas sobre base eritematosa agrupadas em hemitórax esquerdo, formando arranjo linear (distribuição em dermátomo). Refere dor e prurido discretos. Antecedentes mórbidos pessoais: Varicela com 1 ano, 1 internação por pneumonia com 2 anos e asma. Diante do exposto, o diagnóstico mais provável é:
Paciente em trabalho de parto, IV plano de hodge,feto vivo, com partograma revelando variedade de posição OEA que ultrapassou a linha de ação. Qual a conduta?
Homem que trabalha com metalurgia (soldador) de 47 anos refere início súbito de turvação visual, dor ocular bilateral e resplandescência (halo ao olhar para de fontes luminas). Ao exame, observa-se hiperemia conjuntival difusa e congestão conjuntival periférica. A pupila se encontrava mediomidriática. O diagnóstico provável é:
Compartilhar