Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Um garoto de 5 anos de idade se apresenta ao seu pediatra com prurido e dor abdominal. Ele estava bem até 8 dias atrás, quando apresentou um rash cutâneo. Seu abdome iniciou a doer hoje e, portanto, ele foi trazido ao médico. Vacinas em dia, e não toma nenhuma medicação. Ao exame, ele tem um rash cutâneo nas pernas, que consiste em pequenas manchas vermelhas de 1 a 3 mm de tamanho. Seu exame no abdome é inocente, mas a pesquisa de sangue oculto nas fezes é positiva. Ele também apresenta hematúria +/4+. Estes sintomas são relativos ao diagnóstico de:

A
Abuso infantil.
B
Síndrome hemolítico-urêmica.
C
Púrpura de Henoch-Schönlein.
D
Púrpura trombocitopênica idiopática.
E
Doença de Wegener.
RN, filho de mãe usuária de álcool durante a gestação, apresenta sinais de síndrome alcoólica fetal, do tipo:
Um recém-nascido acaba de nascer com gastrosquise e vai ser operado dentro das próximas 24 horas. Na conversa com o neonatologista é correto afirmar que:
Relacione a coluna 1 à coluna 2, em relação à aquisição dos marcos de desenvolvimento da criança (habilidades) e suas respectivas faixas etárias. Coluna 1: 1. Segura objetos; 2. Sorriso social quando estimulada; 3. Localiza o som; 4. Imita gestos; 5. Brinca de "esconde-achou". Coluna 2: ( ) 1 a 2 meses; ( ) 2 a 4 meses; ( ) 4 a 6 meses; ( ) 6 a 9 meses; ( ) 9 a 12 meses. A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
Lactente com 3 meses de idade dá entrada na UPA com quadro de estado de mal epilético, sem ter apresentado crise convulsiva anteriormente e apresenta hemorragia retiniana ao fundo de olho, qual sua hipótese diagnóstica?
Compartilhar