Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um grupo de pessoas apresentou quadro de diarreia aquosa, náuseas, vômitos e dor abdominal em cólica duas horas após participarem de um evento onde foram servidos hambúrgueres, salada e maionese. O agente etiológico mais provável é:

A
Yersinia enterocolitica.
B
Campylobacter jejuni.
C
Staphylococcus aureus.
D
Escherichia coli O157:H7.
Assinale a opção CORRETA em relação ao exame físico do joelho.
Prematuro de 28 semanas de idade gestacional apresentou síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido. Utilizou ventilação mecânica e uma dose de surfactante. Com 7 dias de vida, detectaram-se sopro, precórdio hiperdinâmico e taquicardia. Aos 14 dias de vida, iniciou com distensão abdominal, sendo notado pneumatose intestinal no exame radiológico. Referente à evolução dessa criança, assinale a alternativa CORRETA.
Com relação ao desenvolvimento de fístulas da região anal, são apresentadas as seguintes assertivas: I. Os abscessos das regiões perianal e isquiorretal são os mais frequentemente associados ao surgimento de fístulas anais; II. Os germes mais associados ao surgimento de fístulas são cocos gram-positivos; III. A utilização de antibioticoterapia precoce previne o estabelecimento de fístula anal. Qual é a alternativa correta?
Mulher, 35 anos, previamente hígida, atropelada por ônibus, é trazida à Emergência com pneumotórax à E. A drenagem é realizada com sistema em selo d’água, apresentando intenso escape aéreo. A administração de 2 litros de cristaloide aquecido não melhora as condições hemodinâmicas. Ao exame, persistem evidências de ausência de reexpansão pulmonar, confirmado por RX de controle. Estes achados levantam a hipótese de:
Compartilhar