Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um homem, 16 anos, sofre acidente automobilístico com trauma contuso torácico e abdominal. No local do acidente a PA sistólica é de 80 e a frequência cardíaca (FC) de 120. Evolui com queda da PA sistólica para 60 e aumenta FC para 140. Apresenta distensão de veias cervicais e murmúrio vesicular bilateral. O melhor manejo para a condição acima é:

A
Entubação traqueal e pericardiocentese.
B
Entubação traqueal e descompressão torácica com agulha bilateral.
C
Entubação traqueal e drenagem torácica bilateral.
D
Entubação traqueal e ultrassonografia do trauma (FAST).
E
Cricotireoidostomia e toracotomia lateral esquerda.
Em relação ao teste de oximetria, conhecido como o teste do coraçãozinho, marque a alternativa que MENOS corresponde ao objetivo da implantação deste teste de triagem, cuja recomendação é que seja realizado em todos os recém-nascidos antes da alta hospitalar.
Paciente do sexo masculino, 18 anos, procura pronto-socorro por dor em fossa ilíaca esquerda há 6 horas de forte intensidade que se estende até a região inguino-escrotal esquerda. São possibilidades diagnósticas:
Quais marcadores tumorais devem ser solicitados na suspeita de Câncer Testicular de Células Germinativas, não seminomatosas?
Marcus, 1 ano, tem estrabismo. A principal consequência funcional que ele poderá apresentar caso não realize tratamento é:
Compartilhar