Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um homem, 16 anos, sofre acidente automobilístico com trauma contuso torácico e abdominal. No local do acidente a PA sistólica é de 80 e a frequência cardíaca (FC) de 120. Evolui com queda da PA sistólica para 60 e aumenta FC para 140. Apresenta distensão de veias cervicais e murmúrio vesicular bilateral. O diagnóstico mais provável na questão acima é:

A
Laceração traqueal.
B
Pneumotórax hipertensivo.
C
Lesão de veia cava retro-hepática.
D
Contusão miocárdica e choque cardiogênico.
E
Tamponamento pericárdico.
O resfriado comum é uma doença viral em que os sintomas de rinorreia e obstrução nasal são proeminentes. Na orientação terapêutica desta situação são considerados tratamentos INEFICAZES, EXCETO:
No que se refere à importância do aleitamento materno para a saúde do recém-nascido, identifique a alternativa correta.
Um executivo, com 66 anos de idade, procura assistência devido à perda de memória. Exceto pela necessidade de listar o que pretende comprar no supermercado, permanece completamente funcional A hipertensão controlada com enalapril e hidroclorotiazida, sem outras comorbidades, exame físico normal, pra miniexame do estado mental com escore de 27 em 30, pontuação perdida na avaliação da memória verbal de curto prazo. A melhor hipótese diagnóstica, considerando apenas os dados fornecidos é de
Em relação às esplenectomias, são feitas as observações abaixo: I. O abscesso subfrênico esquerdo é a complicação intra-abdominal mais comum pós-esplenectomia; II. A fístula pancreática pós-esplenectomia é decorrente, na maioria das vezes, de lesões ocorridas na cauda do pâncreas e são mais frequentes que as fístulas gástricas; III. O principal mecanismo para o aparecimento das fístulas gástricas pós-esplenectomia é a inclusão da parede gástrica no momento da ligadura dos vasos curtos; IV. A trombose das grandes veias esplâncnicas ligadas ao sistema porta é uma das complicações com maior potencial de mortalidade. Dessas observações, podemos afirmar que:
Compartilhar