Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

Um homem, 62 anos, sofre trauma abdominal contuso e tem laparotomia de urgência indicada. Nesta é realizada esplenectomia e nota-se contusão da cauda pancreática. O paciente é mantido com dreno abdominal pós-operatório, com drenagem diária de 300 ml/dia. A dosagem desta secreção mostra amilase de 20.000 U/ml. O melhor manejo clínico é:

A
Pancreatectomia distal.
B
Injeção de cola biológica via dreno abdominal.
C
Alimentação enteral via sonda nasoenteral posicionada após ângulo de Treitz.
D
Jejum, nutrição parenteral total e somatostatina.
E
Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada com utilização de stent.
Aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida é uma das medidas de maior eficácia e de menor custo de que se dispõe no enfrentamento da mortalidade infantil. À luz dos conhecimentos sobre o leite materno, julgue os itens seguintes. I. Quanto à composição proteica do leite humano, 80% correspondem à caseína e 20% à lactoalbumina; II. O controle da secreção e da ejeção do leite humano são efetivados, respectivamente, pelos hormônios prolactina e ocitocina; III. Considera-se que a pega está adequada quando a boca do bebê está bem aberta, o lábio inferior está voltado para fora e o superior para cima, o queixo toca o peito da mãe, aparece mais aréola acima da boca do bebê do que abaixo, e ele suga e deglute de forma coordenada; IV. Entre as imunoglobulinas presentes no leite humano predominam as IgG e IgM; V. O médico deve recomendar a uma mãe com infecção pelo vírus da hepatite C que não amamente. Estão certos apenas os itens:
Paciente com cefaleia em região frontal e maxilar, com sensação de peso ao baixar a cabeça, voz anasalada, rinorreia de aspecto purulento, febre, apatia, tosse que piora ao deitar. O diagnóstico mais provável diante do quadro clínico apresentado é:
Qual procedimento que, comprovadamente, reduz morbimortalidade em pacientes com síndrome da disfunção respiratória aguda (SDRA)?
Sr. João de 58 anos faz dosagem de antígeno prostático específico (PSA) e tem elevação progressiva na dosagem do antígeno. Procura o urologista que faz uma biópsia que foi positiva para câncer. Com relação ao câncer de próstata nesta situação podemos afirmar EXCETO:
Compartilhar