Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Um homem branco de 60 anos relata história de artrite de joelho direito há 05 dias. Há quatro meses teve artrite em tornozelo D e 1º metatarso, sendo medicado em pronto-socorro com anti-inflamatório não hormonal, obtendo alívio completo dos sintomas. Diabético e hipertenso em uso de tiazídico. Sem queixas intestinais ou urinárias. Antecedente de urolitíase em uma ocasião. Ao exame físico, apresentava temperatura axilar de 37,8ºC, artrite de joelho, rubor local em 1º metatarso, ausência de edema nos tornozelos. Sobre o caso acima, assinale apenas a afirmativa CORRETA:

A
Artrite reumatoide é a principal hipótese diagnóstica em um caso de monoartrite aguda recorrente com acometimento de 1º metatarso em pacientes acima de 40 anos, como no caso descrito.
B
No caso descrito, é fundamental a realização de RX de mãos e pés, dosagem do fator reumatoide, dosagem de anti-CCP e ácido úrico para definir a artrite reumatoide desse paciente.
C
O quadro sugere uma artrite microcristalina ou por depósito de cristais, que classicamente ocorre em episódios agudos e em indivíduos com comorbidades metabólicas, podendo haver urolitíase prévia.
D
O uso de tiazídicos pode ter precipitado a artrite deste paciente e o nível de ácido úrico sérico é frequentemente elevado no momento da crise aguda de artrite.
E
Leucocitose pode ser encontrada nos exames complementares deste paciente, e juntamente com a febre e o rubor articular podem mimetizar uma artrite séptica, sendo mandatória uma ressonância magnética de joelho para excluir esse diagnóstico diferencial.
Paciente com eletrocardiograma mostrando ritmo sinusal com intervalo RR de 15 mm e com QRS positivo em D1 e negativo em aVF. Em aVR o QRS está isodifásico. Marque a resposta correta:
Mulher de 28 anos, com artrite reumatoide, apresenta-­se com piora da artrite. Ela toma Naproxen 500 mg 02 vezes ao dia e prednisona 05 mg/dia. Ao exame, sinovites em várias pequenas articulações das mãos e pés. Tem relato de Hepatite C. Qual dos seguintes é o passo mais apropriado na terapêutica desta paciente?
Mulher de 50 anos com história de Ca de mama desenvolve metástases múltiplas. Com a progressão da doença ela desenvolveu anemia com leucopenia e plaquetopenia. A possibilidade de anemia mielotísica é considerada. Qual dos seguintes achados no sangue periférico deve fortemente suportar este diagnóstico?
Considere a situação onde você seja um gestor de saúde e esteja planejando ações estratégicas de prevenção e promoção de saúde em sua comunidade. É necessário saber a prevalência dos principais fatores nocivos à saúde. Dentre os fatores nocivos a saúde abaixo, assinale o mais prevalente em grandes cidades do Brasil:
Compartilhar