Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Um homem branco de 60 anos relata história de artrite de joelho direito há 05 dias. Há quatro meses teve artrite em tornozelo D e 1º metatarso, sendo medicado em pronto-socorro com anti-inflamatório não hormonal, obtendo alívio completo dos sintomas. Diabético e hipertenso em uso de tiazídico. Sem queixas intestinais ou urinárias. Antecedente de urolitíase em uma ocasião. Ao exame físico, apresentava temperatura axilar de 37,8ºC, artrite de joelho, rubor local em 1º metatarso, ausência de edema nos tornozelos. Sobre o caso acima, assinale apenas a afirmativa CORRETA:

A
Artrite reumatoide é a principal hipótese diagnóstica em um caso de monoartrite aguda recorrente com acometimento de 1º metatarso em pacientes acima de 40 anos, como no caso descrito.
B
No caso descrito, é fundamental a realização de RX de mãos e pés, dosagem do fator reumatoide, dosagem de anti-CCP e ácido úrico para definir a artrite reumatoide desse paciente.
C
O quadro sugere uma artrite microcristalina ou por depósito de cristais, que classicamente ocorre em episódios agudos e em indivíduos com comorbidades metabólicas, podendo haver urolitíase prévia.
D
O uso de tiazídicos pode ter precipitado a artrite deste paciente e o nível de ácido úrico sérico é frequentemente elevado no momento da crise aguda de artrite.
E
Leucocitose pode ser encontrada nos exames complementares deste paciente, e juntamente com a febre e o rubor articular podem mimetizar uma artrite séptica, sendo mandatória uma ressonância magnética de joelho para excluir esse diagnóstico diferencial.
Paciente do sexo feminino, 32 anos, vítima de capotamento de automóvel, trazida ao PS pelos bombeiros que referiram dificuldade para retirá-la dos destroços. Os bombeiros referiram que a paciente tinha o nível de consciência rebaixado, não abria os olhos, nem após estímulo doloroso, emitia sons ininteligíveis e só movia os membros sob estímulo doloroso. Foi admitida entubada e sob ventilação com ambu e oferta de O2 e infundido 21 de Ringer Lactato no local do acidente. Ao exame físico o tórax apresentava escoriação em hemitórax esquerdo, com discreta crepitação palpável. O murmúrio vesicular era moderadamente diminuído à esquerda. O pulso é filiforme , 120 bpm e a PA 50x50 mm/Hg. Foi observada à esquerda e a pupila esquerda se encontrava dilatada. A bacia era estável, porém havia deformidade e aumento do volume da coxa esquerda. Assinale a alternativa correta:
Paciente vítima de briga de bar apresentando inúmeros ferimentos de arma branca em tórax e abdome, um deles com evisceração. Apresentava-se eupneico e com o murmúrio vesicular normal em todo o campo pulmonar e as bulhas cardíacas estavam normofonéticas. A radiografia de tórax não evidenciou pneumotórax. Foi levado à laparotomia exploradora onde foram evidenciados inúmeras perfurações em estômago, jejuno e cólon, sem hemorragia intra-abdominal significativa. Após 1 hora de procedimento cirúrgico, o paciente apresentou hipotensão severa que não respondeu à reposição volêmica com cristalóides. Marque a resposta correta.
Na paciente pós-menopausa sem terapia de reposição hormonal, o limite máximo da ecografia endometrial é de:
Dentre as substâncias a seguir, qual não deve ser indicada para o tratamento dos sintomas relacionados à endometriose?
Compartilhar