Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Um homem branco de 60 anos relata história de artrite de joelho direito há 05 dias. Há quatro meses teve artrite em tornozelo D e 1º metatarso, sendo medicado em pronto-socorro com anti-inflamatório não hormonal, obtendo alívio completo dos sintomas. Diabético e hipertenso em uso de tiazídico. Sem queixas intestinais ou urinárias. Antecedente de urolitíase em uma ocasião. Ao exame físico, apresentava temperatura axilar de 37,8ºC, artrite de joelho, rubor local em 1º metatarso, ausência de edema nos tornozelos. Sobre o caso acima, assinale apenas a afirmativa CORRETA:

A
Artrite reumatoide é a principal hipótese diagnóstica em um caso de monoartrite aguda recorrente com acometimento de 1º metatarso em pacientes acima de 40 anos, como no caso descrito.
B
No caso descrito, é fundamental a realização de RX de mãos e pés, dosagem do fator reumatoide, dosagem de anti-CCP e ácido úrico para definir a artrite reumatoide desse paciente.
C
O quadro sugere uma artrite microcristalina ou por depósito de cristais, que classicamente ocorre em episódios agudos e em indivíduos com comorbidades metabólicas, podendo haver urolitíase prévia.
D
O uso de tiazídicos pode ter precipitado a artrite deste paciente e o nível de ácido úrico sérico é frequentemente elevado no momento da crise aguda de artrite.
E
Leucocitose pode ser encontrada nos exames complementares deste paciente, e juntamente com a febre e o rubor articular podem mimetizar uma artrite séptica, sendo mandatória uma ressonância magnética de joelho para excluir esse diagnóstico diferencial.
Sobre doenças exantemáticas na infância, assinalar a alternativa INCORRETA.
De acordo com os programas de atenção primária (OMS, OPAS, Ministério da Saúde) que visam a reduzir a mortalidade infantil, quais são os critérios para o diagnóstico de pneumonia grave em uma criança com 9 meses de idade?
Ao analisar um partograma, alguns dos eventos abaixo podem estar associados ao diagnóstico de desproporção cefalopélvica: I - fase ativa prolongada. II - parada secundária da dilatação. III - período pélvico prolongado. IV - parada secundária da descida. Assinale a alternativa CORRETA.
O triângulo de Calot, um ponto de reparo anatômico utilizado para identificar estruturas importantes durante a colecistectomia, é limitado por:
Compartilhar