Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Um homem branco de 64 anos com historia de hipertensão, dislipidemia e nefrolitíase apresenta-se com queixa de urina escura. Ele estava bem até 2 dias atrás, quando passou a notar fadiga crescente e fraqueza muscular. A analise de sua urina por fita (Dipstick) mostrou densidade de 1020, sem proteína e hemoglobina +++, não foram identificados leucócitos nem nitritos. A análise do sedimento urinário não revelou eritrócitos ou leucócitos. Qual dos seguintes procedimentos diagnósticos é apropriado neste momento?

A
Cistoscopia
B
Tomografia computadorizada do abdômen sem controle
C
Biópsia renal
D
Dosagem sérica de creatina fosfoquinase (CPK)
E
Dosagem sérica de creatinina
Um menino de 12 anos de idade perfurou o pé com um prego enquanto brincava na pracinha. Dois dias depois, evoluiu com claudicação devida à dor, calor e edema locais. O diagnóstico provável é:
Paciente do sexo feminino, 58 anos, apresenta quadro de perda visual em campos temporais bilateralmente (hemianopsia bitemporal). O local anatômico da lesão é
A lombociatalgia que acomete a raiz de L5 apresenta o seguinte comprometimento motor e de reflexo:
Na fisiopatologia da artrite séptica, quais articulações apresentam metáfise intracapsular que permite a penetração da bactéria na articulação?
Compartilhar