Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Um homem branco de 64 anos com historia de hipertensão, dislipidemia e nefrolitíase apresenta-se com queixa de urina escura. Ele estava bem até 2 dias atrás, quando passou a notar fadiga crescente e fraqueza muscular. A analise de sua urina por fita (Dipstick) mostrou densidade de 1020, sem proteína e hemoglobina +++, não foram identificados leucócitos nem nitritos. A análise do sedimento urinário não revelou eritrócitos ou leucócitos. Qual dos seguintes procedimentos diagnósticos é apropriado neste momento?

A
Cistoscopia
B
Tomografia computadorizada do abdômen sem controle
C
Biópsia renal
D
Dosagem sérica de creatina fosfoquinase (CPK)
E
Dosagem sérica de creatinina
Se, após a ressuscitação e estabilização inicial, um paciente vítima de trauma grave tem seu estado cardiovascular deteriorado, qual condição é uma causa IMPROVÁVEL?
Com relação ao suporte nutricional dos pacientes críticos internados em UTI, assinale a alternativa INCORRETA.
Homem veio ao consultório angustiado com exames laboratoriais de rotina realizados em outro serviço. Vê-se duas amostras distintas de glicemia de jejum: primeira = 121 mg/dL e a segunda = 112 mg/dL. Qual é a conduta a ser tomada?
Homem portador de câncer de próstata com metástase óssea disseminada procura serviço de pronto atendimento com quadro de dor óssea de forte intensidade, difusa. Seu médico já receitou uso contínuo de paracetamol e de anti-inflamatório não hormonal (AINH), com persistência da dor, apesar das medicações. A conduta deve ser:
Compartilhar