Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Um homem branco de 64 anos com historia de hipertensão, dislipidemia e nefrolitíase apresenta-se com queixa de urina escura. Ele estava bem até 2 dias atrás, quando passou a notar fadiga crescente e fraqueza muscular. A analise de sua urina por fita (Dipstick) mostrou densidade de 1020, sem proteína e hemoglobina +++, não foram identificados leucócitos nem nitritos. A análise do sedimento urinário não revelou eritrócitos ou leucócitos. Qual dos seguintes procedimentos diagnósticos é apropriado neste momento?

A
Cistoscopia
B
Tomografia computadorizada do abdômen sem controle
C
Biópsia renal
D
Dosagem sérica de creatina fosfoquinase (CPK)
E
Dosagem sérica de creatinina
Josefina, de 54 anos, deu entrada na emergência com quadro clínico compatível com o diagnóstico de colecistite aguda, posteriormente confirmada por exames laboratoriais e de imagem. O tratamento clínico indicado incluiu dieta zero, hidratação venosa, analgesia e antibioticoterapia. O uso de antibiótico, indicado para Josefina, tem como finalidade a cobertura da infecção por germes do tipo GRAM:
A conduta imediata na queimadura química por álcali na região ocular é:
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Com relação à convulsão febril na infância é correto afirmar:
A lei de Frank-Starling relacionada ao coração é determinada diretamente pela:
Compartilhar