Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um homem com 68 anos de idade, hipertenso há 20 e diabético há 4 anos, sofre acidente com água fervendo que compromete 8 % de sua superfície corporal e atinge a epiderme e a derme profunda, com formação de bolhas hemorrágicas. Assinale a conduta mais adequada.

A
Internar em hospital geral com “staff” experiente em queimaduras.
B
Internar em Centro de Tratamento de Queimados.
C
Curativo tópico com cicatrizante e antibiótico oral.
D
Hidratação oral, analgesia e observação.
E
Romper as bolhas e aplicar gelo no local lesionado.
Em relação às infecções congênitas neonatais, analise as afirmativas abaixo assinalando a alternativa CORRETA:
A respeito da síndrome compartimental dos MM.II (membros inferiores), é INCORRETO afirmar que:
Mulher de 42 anos, assintomática, apresentou, à mamografia de rotina, nódulo de 1,2 cm no quadrante supero-externo da mama esquerda. À ultrassonagrafia, constataram-se bordas espiculadas e limites imprecisos, com sombra acústica e limites microbulados. Não havia comorbidades. Ao exame físico, as mamas eram volumosas, com discreto adensamento na topografia referida, e axila ipsilateral mostrava-se clinicamante negativa. Qual a próxima conduta a ser adotada?
Um paciente de 35 anos de idade apresenta queixa de tonturas e dor precordial relacionada aos grandes esforços. Não fuma, não tem dislipidemia ou diabetes. Seu primo teve morte súbita durante partida de futebol. Ao exame clínico encontra-se normotenso, com coração rítmico e sopro sistólico ejetivo em bordo esternal esquerdo irradiado para foco aórtico, sem sinais de insuficiência cardíaca. O eletrocardiograma revelou sobrecarga ventricular esquerda. A radiografia de tórax demonstrou área cardíaca nos limites normais. Qual das afirmativas abaixo está correta:
Compartilhar