Um homem de 20 anos corta o lábio superior ao se barbear pela manhã. Um segundo após o corte, a perda de sangue de uma pequena arteríola dérmica do local do trauma é reduzida através de:
A
proteína C reativa.
B
agregação plaquetária.
C
quimiotaxia de neutrófilos.
D
vasoconstrição.
E
polimerização de fibrinas.
Outras questões
Quando há discromia pós queimadura significa que:
Escolar de sete anos é levado ao ambulatório por apresentar dor à deglutição, lacrimejamento e sensação de corpo estranho em olho direito. Exame físico: hiperemia de orofaringe, hiperemia conjuntival direita e linfadenopatia auricular direita. O quadro clínico apresentado sugere:
Paciente de 44 anos, sexo feminino, apresenta dor abdominal de moderada intensidade em baixo ventre, há 2 dias, e hiporexia. Não apresentou febre nem vômitos. Refere urina escura e tem leucorreia, há mais de 2 anos, amarelada. Última menstruação há 14 dias, ciclo regular. Ao exame, apresenta dor à palpação em fossa ilíaca direita. É INCORRETO afirmar:
Paciente, 13 anos de idade, vem à emergência com quadro de sonolência, evoluindo a torpor, acompanhado de hipotensão, hiporreflexia, cianose labial e depressão respiratória. Sem qualquer passado de doenças. Existe informação de conflito familiar. A principal suspeita desse quadro é uma síndrome tóxica. A síndrome tóxica que se enquadra nos sintomas apresentados e as drogas relacionadas são, respectivamente: